10 Grandes Mitos Sobre as Redes Sociais Para Negócios

Embora a rede social seja uma tática comum usada por profissionais de marketing em todo o mundo, os mitos sobre como e porque usar as redes sociais persistem. Entenda sobre o marketing nas redes sociais!

A verdade é que a rede social sem estratégia é apenas barulho. Ou seja, os seguidores não vão se reunir automaticamente apenas porque você está nas redes sociais.

A rede social pode ser uma ferramenta poderosa em seu arsenal de marketing e relacionamento, no entanto, é importante não vê-la simplesmente como uma mágica, ela tem que ser usada estrategicamente e com expectativas realistas sobre o que pode e não pode realizar.

Neste artigo, aprenda como vencer os mitos mais comuns relacionados ao marketing nas redes sociais!

Mito 1 – A Rede Social é Apenas Uma Ferramenta De Vendas

 

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Ser excessivamente promocional nas redes sociais é uma maneira infalível de afastar as pessoas.

Há um equívoco de que a rede social é um local para você lançar seus produtos e serviços. Mas na verdade, a rede social é feita para socializar e encontrar conteúdo interessante.

A Sprout Social entrevistou mais de 1.000 usuários do Facebook, Twitter e Instagram para determinar o que os incomoda sobre o marketing nas redes sociais das marcas, o que os leva a deixar de seguir e quais indústrias estão do lado certo da linha. Os entrevistados indicaram que a coisa mais irritante do marketing nas redes sociais é o excesso de promoção.

Busque uma mistura saudável de conteúdo seguindo a regra 80/20. Que funciona com 80% de conteúdo não promocional e 20% de postagem com calls to action. Mas lembre-se que é importante publicar conteúdo de qualidade.

Mito 2- Todo mundo está no Facebook, então devo estar também!

É muito comum ouvir das empresas que usam o marketing nas redes sociais, que estão no Facebook porque todos os seus clientes estão.

Mas pensar que você tem que estar na rede social porque seu chefe, amigos e competidores estão lá não é uma tática.

Não adianta você participar de uma rede social sem uma estratégia. Portanto, anote seus principais objetivos a serem alcançados com o uso das redes sociais.

Mito 3- Você precisa de uma presença em todas as plataformas

É importante, especialmente se seus recursos forem limitados, que você esteja concentrando seus esforços de rede social em lugares que gerem o máximo retorno de seus esforços.

É importante entender que diferentes plataformas atraem diferentes públicos. Portanto, não faz sentido gastar seu tempo em uma determinada rede social, se o público não está lá.

Antes de se tornar ativo em uma plataforma, certifique-se de fazer a pesquisa adequada.

  • Quem você quer alcançar?
  • Seu público está ativo nessa plataforma?

Em seguida, escolha uma rede para focar.

Mito 4- Construa e eles virão

Simplesmente criar uma conta na rede social não é suficiente para levar as pessoas a seguir sua empresa/marca. Você tem que trabalhar nisso todos os dias para conquistar e manter seguidores e leitores. Para alcançar resultados e credibilidade, você deve estar preparado para dedicar tempo regularmente à produção e promoção de conteúdo e ao engajamento com seu público.

Você precisa determinar como você conectará seu conteúdo com o público certo no momento certo.

Mito 5- Você pode postar qualquer horário do dia nas redes sociais

marketing nas redes sociais

Existem práticas recomendadas conhecidas para cada rede social. Por isso, postar nos melhores horários ajudará você a obter mais tráfego, mais engajamento e mais seguidores.

Embora esse tipo de dado forneça um bom ponto de partida, é melhor testar os horários usando seus próprios dados de público-alvo.

Mito 6- Se você está publicando como marca, você deve falar como uma marca

Embora seja importante manter os limites profissionais, é importante mostrar o lado humano também. Quase 35% dos entrevistados da pesquisa Sprout Social mencionada acima, citaram a falta de personalidade nas contas sociais como um turn-off (abandono).

Pense em maneiras de se conectar com seu público em um nível mais pessoal. Usar o nome de uma pessoa quando ela comentar ou fizer uma pergunta online e compartilhar dicas e fatos divertidos ajudará seus seguidores a se relacionarem com você em um nível melhor.

Mito 7- O marketing nas redes sociais é gratuito

Embora seja verdade que você não precisa pagar para se inscrever em um perfil de rede social, atualmente, o alcance orgânico da maioria das postagens do Facebook é inferior a três por cento. Portanto, executar uma presença social requer um investimento de recursos.

Mito 8- Se você tem rede social não precisa de site

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A verdade é que você não pode confiar apenas no marketing nas redes sociais para direcionar tráfego e leads. Embora você certamente não possa ignorar a rede social, não a torne a estratégia número um para tráfego e leads.

Pois o ideal é que você construa seu negócio em sua plataforma, não na plataforma de outra pessoa.

Mito 9- Qualquer pessoa pode cuidar das suas redes sociais

Criar uma campanha de marketing de rede social bem sucedida requer um estrategista e equipe. Sendo assim, não entregue sua estratégia de rede social para um estagiário porque ele cobra barato.

Contratar um estagiário barato que saiba como twittar, ajustar e transmitir um vídeo ao vivo não vai corrigir seus problemas de percepção de marca.

Isso não quer dizer que você não deve contratar um estagiário, mas não espere que essa pessoa leve uma abordagem estratégica para o marketing de mídia social.

Mito 10- A rede social é uma ferramenta independente

A rede social deve fazer parte de uma estratégia de marketing integrada. Portanto, ela funciona melhor em conjunto com outras estratégias inter-relacionadas, como marketing de conteúdo, SEO e marketing de influência.

Crie uma estratégia integrada que inclua links para todos os seus ativos digitais: perfis sociais, sites, e-mails e campanhas de publicidade de pesquisa paga.

Realidade: Você precisa de ajuda nas redes sociais!!

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Por fim, quaisquer que sejam seus objetivos para as redes sociais, você precisa planejar a longo prazo. Publique todos os dias, forneça um excelente conteúdo, criando e interagindo com sua comunidade.

Quando feito corretamente, a rede social pode certamente fornecer um fluxo constante de leads e vendas. Profissionais de marketing de rede social experientes permitem que dados e experiências informem sua estratégia.

Eles entendem por que as pessoas realmente usam as redes sociais e o que é preciso para tornar essas experiências mais agradáveis. Além disso, eles entendem que, embora a capacidade de compartilhamento seja importante, a retenção é essencial.

Então, aqui você tem 10 mitos de marketing de rede social desmistificados. Entre em contato e solicite mais informações de como você pode usar a rede social para alavancar as vendas na sua empresa!

A Ideacorp tem a estratégia ideal para o marketing de rede social do seu negócio!