6 Estratégias de Marketing Altamente Lucrativas para Pequenas Empresas

A maioria das pequenas empresas está trabalhando com um orçamento de marketing limitado. Então, como você se mantém competitivo no marketing digital enquanto trabalha dentro de um orçamento rigoroso? Infelizmente, não há estratégias de marketing mágicas para pequenas empresas.

No entanto, há um punhado de estratégias de marketing para pequenas empresas que provaram ter o maior retorno possível.

Essas estratégias permitem que você faça muito mais com um orçamento menor. Pois elas proporcionam um alto retorno sobre o investimento, independentemente da indústria em que você trabalha.

Aqui estão apenas algumas das principais estratégias de marketing para pequenas empresas. Além disso, confira alguns conselhos sobre como usá-las para expandir sua empresa:

1. Otimização de mecanismos de pesquisa (SEO)

estratégias de marketing para pequenas empresas

Search engine optimization, ou SEO, é uma das estratégias de marketing mais importantes para as pequenas empresas.

SEO é o processo de otimizar a estrutura e o conteúdo de seu site para facilitar a “leitura” dos mecanismos de pesquisa.

Ao fazer pequenas alterações em seu site e desenvolver conteúdo focado em palavras-chave relevantes, você pode trabalhar para classificar mais alto na pesquisa. Assim, quanto mais alto você for classificado no Google, mais oportunidades você terá para gerar tráfego para seu site.

O SEO é especialmente importante para as pequenas empresas. Isso porque os consumidores que estão procurando marcas para comprar localmente costumam usar seu dispositivo móvel para encontrar locais próximos.

Ao otimizar seu site e conteúdo para SEO local, você pode aumentar suas chances de aparecer nesses resultados de pesquisa.

Como nota adicional, também é importante que seu site seja responsivo para dispositivos móveis.

Então, como você melhora o SEO para sua pequena empresa?

Inicialmente, você pode começar com uma auditoria de site. Assim, se você optar por realizar a auditoria sozinho ou contratar uma agência, uma auditoria de site é o primeiro passo para entender onde o seu site está quando se trata de otimização de mecanismos de busca.

A auditoria dará uma olhada no seu SEO on-page para determinar os pontos fortes e fracos do seu site quando se trata de otimização de mecanismos de busca. Isso inclui tanto a estrutura do site quanto o conteúdo.

A otimização do mecanismo de pesquisa é importante. Mas pode ser um pouco complicada. Isso, especialmente se você não tiver especialistas internos que saibam os detalhes da otimização do site.

Felizmente, isso é algo que pode ser facilmente terceirizado para uma agência de marketing. Com os serviços de SEO disponíveis da Ideacorp, podemos ajudá-lo a melhorar seus rankings nos mecanismos de busca.

2. Marketing de conteúdo

estratégias de marketing para pequenas empresas

O marketing de conteúdo está no centro da maioria das estratégias de marketing para pequenas empresas. Pois é o processo de criação de conteúdo de qualidade que é relevante para o seu público-alvo.

Desse modo, a chave para desenvolver um ótimo marketing de conteúdo é saber com o que seu público mais se importa. Isso inclui seus maiores desafios, necessidades e desejos.

No entanto, ao contrário de estratégias de marketing pagas para pequenas empresas, o marketing de conteúdo se concentra no longo prazo.

Você pode usar conteúdo de qualidade para melhorar seu SEO. No entanto, também é vantajoso se você deseja criar confiança com seu público. Além disso, se você quiser promover uma imagem de marca positiva e fomentar relacionamentos poderosos com seus leads e clientes.

Por fim, o marketing de conteúdo oferece um atraente retorno do investimento para qualquer marca. Pois você pode continuar a compartilhar e promover o conteúdo por muito tempo após a publicação da peça original.

Como começar?

Antes de começar o seu marketing de conteúdo, você precisa ter certeza de que definiu claramente seu público e coletou informações sobre ele. Assim sendo, criar buyer personas é uma ótima maneira de garantir que seu público esteja no centro de todos os seus esforços de marketing de conteúdo.

As personas do comprador são perfis generalizados de seus compradores-alvo. Pois contém dados como dados demográficos, desafios, curtidas e preferências, comportamentos de compra e outras informações vitais para conhecer seu cliente.

Portanto, depois de conhecer bem seus compradores, é hora de debater alguns dos possíveis tópicos de conteúdo. Comece com os maiores desafios do seu público.

  • Quais perguntas os clientes costumam fazer?
  • O que os consumidores precisam saber antes de tomar uma decisão de compra? Este é um ótimo ponto de partida para o desenvolvimento de tópicos para uma ampla variedade de conteúdo.

Tipos de conteúdo

Sobretudo, ao desenvolver tópicos para seu conteúdo, é importante considerar onde seus leads estão na jornada do comprador. Já que diferentes tópicos e tipos de conteúdo funcionam melhor em diferentes partes do funil.

Por exemplo, um vídeo funciona bem durante o estágio de conscientização do problema.

No entanto, um estudo de caso ou caso de uso pode funcionar melhor para ajudar aqueles que estão prontos para fazer uma compra a entender melhor como sua marca pode beneficiá-los.

Criar e publicar conteúdo de qualidade de maneira consistente não é fácil. Requer tempo e recursos para garantir que seu conteúdo não seja apenas relevante e valioso. Mas que seja também da mesma alta qualidade de seus produtos e serviços.

Se você não tiver recursos internos para manter um calendário de conteúdo consistente, talvez seja hora de chamar os especialistas. Por exemplo, contratar uma agência para serviços de blog é uma ótima maneira de garantir que você esteja lançando novos conteúdos de maneira consistente que atraiam e envolvam seus compradores-alvo.

3. Publicidade PPC

ppc

PPC, ou pay-per-click é um tipo de modelo de anúncio online que permite que as pequenas empresas exibam seus anúncios para pessoas que pesquisam online por produtos e serviços relevantes.

Pay-per-click funciona exatamente como parece: você paga cada vez que um consumidor clica no conteúdo do seu anúncio.

Embora o Facebook e outras plataformas de anúncios usem o modelo de pagamento por clique, vamos nos concentrar nos anúncios PPC que são exibidos no Google e em outros mecanismos de pesquisa.

Como exatamente os anúncios PPC funcionam nos mecanismos de busca?

Bem, os anunciantes precisam dar lances em determinadas palavras-chave que sejam relevantes para sua oferta de produtos ou serviços. O mecanismo de pesquisa usa um algoritmo para determinar quais anúncios aparecem na página de resultados do mecanismo de pesquisa (SERP) com base na qualidade, relevância e validade.

Assim como o SEO, a pesquisa de palavras-chave desempenha um papel importante nas campanhas publicitárias de PPC. Pois você precisa definir lances para palavras-chave que provavelmente seriam usadas por leads relevantes.

Como a maioria dos consumidores está usando o mecanismo de pesquisa do Google para pesquisar informações sobre produtos e serviços, o Google é um ótimo lugar para começar sua publicidade PPC.

O primeiro passo para criar campanhas publicitárias PPC é a realização de pesquisa de palavras-chave. Este é um processo demorado, mas vital, pois toda a sua campanha é construída em torno das palavras-chave escolhidas.

Então, se ninguém na sua equipe tiver experiência em gerenciar anúncios do Google ou criar e gerenciar campanhas de publicidade PPC, recomendamos que você não tente resolver isso sozinho.

Os anúncios de PPC custam dinheiro toda vez que alguém clica neles, o que significa que, se você não conhece os meandros da publicidade PPC, pode estar desperdiçando seu orçamento em estratégias e táticas que simplesmente não funcionam.

Em vez disso, você pode contratar uma agência de gerenciamento do Google AdWords para ajudar a criar e gerenciar suas campanhas.

Nossa agência não tem apenas experiência em gerenciar campanhas publicitárias de PPC para pequenas empresas de diversos setores, mas nossa equipe se mantém atualizada sobre as práticas recomendadas e estratégias mais recentes.

4. Publicidade no Facebook

facebook

De acordo com o Facebook, existem 2 milhões de pequenas e médias empresas anunciando nesta plataforma de rede social.

E isso não deve ser uma surpresa, já que os anúncios no Facebook são uma das maneiras mais eficazes e menos dispendiosas de anunciar seus produtos para praticamente qualquer público de nicho.

Não importa em qual indústria você esteja ou quem é seu mercado-alvo, há uma boa chance de você alcançar seus compradores-alvo no Facebook.

Uma das maiores vantagens dos anúncios do Facebook são os sofisticados recursos de segmentação. Embora outras plataformas de anúncios possam fazer com que você adivinhe quem realmente vê seus anúncios, o Facebook ajuda você a restringir seu público para que apenas os consumidores relevantes possam ver o conteúdo do seu anúncio.

Segmentação de público-alvo

A plataforma permite segmentar seu público-alvo com base em várias características diferentes, incluindo:

  • Localização
  • Idade
  • Sexo
  • Comportamento online e outros fatores.

Começar com anúncios no Facebook é muito fácil. Primeiro, você precisa garantir que sua empresa tenha uma página comercial.

Você acessará a plataforma de anúncios por meio do Gerenciador de anúncios do Facebook. Basta clicar em “Gerenciar anúncios” e você poderá acessar todos os recursos do anúncio.

Começando a anunciar no Facebook

Uma vez que você tenha uma página de negócios no Facebook e tenha acessado o Facebook Ads Manager, aqui estão algumas outras etapas que você precisará seguir para começar a anunciar no Facebook:

  • Primeiro, você precisa escolher seu objetivo. O Facebook oferece várias opções objetivas entre as fases de Conscientização, Consideração e Conversão da jornada do comprador.
  • Então, trabalhe para definir seu público. O Facebook permite restringir seu público-alvo com base em diversos fatores demográficos, interesses, comportamentos e conexões.
  • Defina um orçamento. Quando se trata de anúncios no Facebook, você pode definir um orçamento diário que forneça um limite para o que você pode gastar por dia ou um orçamento vitalício, que mostra o máximo que você gostaria de gastar durante a vida útil da campanha publicitária.
  • Está na hora de criar seu anúncio. Antes de desenvolver um título e uma cópia do anúncio, você deve decidir qual formato de anúncio usará. Além disso, certifique-se de incluir algumas imagens ou vídeos atraentes e profissionais.
  • Escolha um posicionamento do anúncio. Você pode colocar seus anúncios em diversas áreas do Facebook, bem como no Instagram.

E então você está pronto para levar suas campanhas ao vivo! A criação de anúncios no Facebook é rápida e fácil. No entanto, se você quiser aproveitar ao máximo seu orçamento de publicidade, precisará acompanhar o sucesso ao longo do tempo.

Precisa de ajuda para começar a usar os anúncios do Facebook? Confira os serviços de publicidade do Facebook que oferecemos para pequenas empresas como a sua.

Com uma pequena ajuda, você pode estar no caminho certo para implementar uma das estratégias de marketing mais lucrativas para pequenas empresas em pouco tempo.

5. Estratégias de Marketing de rede social

rede social

Usar canais de rede social para alcançar e engajar seu público-alvo não é mais uma opção, é uma obrigação!

Em vez de se perguntar se você deve ser ativo nas redes sociais, você deve estar se perguntando quanto tempo e recursos você planeja dedicar ao crescimento do seu público de rede social para promover seu relacionamento com leads e clientes.

O primeiro passo no desenvolvimento de uma estratégia de marketing de rede social para sua pequena empresa é escolher em quais canais gastar seu tempo.

Você deseja considerar quais plataformas de mídia social seu público-alvo usa com mais frequência, além de quais canais de rede social oferecem as vantagens que podem ajudar você a alcançar e engajar seu público.

Não tem tempo ou recursos para gerenciar seu próprio marketing de rede social? Nós podemos ajudar! Oferecemos uma variedade de serviços de marketing de mídia social, incluindo:

  • Marketing do Facebook
  • Marketing do Instagram
  • Marketing do Twitter
  • Marketing do LinkedIn

Nossa equipe ajudará você a desenvolver uma estratégia de rede social, desenvolvendo conteúdo atraente, gerenciando o envolvimento e qualquer outra coisa com a qual precise de ajuda.

Comece a usar essas estratégias de marketing para pequenas empresas hoje!

Só porque você tem um orçamento de marketing pequeno, não significa que você não possa tirar proveito dessas estratégias de marketing poderosas e lucrativas para pequenas empresas.

Ao começar a desenvolver seu próprio plano de marketing, lembre-se de como cada estratégia pode beneficiar sua empresa.

Com um pouco de ajuda e muito trabalho duro, você estará no caminho certo para gerar leads mais qualificados e aumentar sua lucratividade. Não importa se você é novo no setor ou está administrando um negócio há anos, as estratégias acima são ótimas para começar.

Precisa de ajuda para implementar algumas dessas estratégias de marketing para pequenas empresas? Nossa equipe tem uma riqueza de conhecimento e experiência que usamos para ajudar pequenas empresas como você a alcançar, engajar e fechar seus compradores-alvo.

Para começar, entre em contato conosco para falar com um de nossos especialistas em marketing e ver como podemos ajudar sua empresa a crescer.