Guia de como conseguir seguidores no Instagram

O Instagram é naturalmente um ótimo lugar para marcas de todas as formas e tamanhos ganharem exposição. No entanto, o crescimento de um público engajado e leal no aplicativo não é tarefa fácil. Veja como conseguir seguidores no Instagram.

Se você acabou de clicar neste artigo, eu vou adivinhar e assumir que você se preocupa com o crescimento de sua conta no Instagram. “Como conseguir seguidores no Instagram?” é uma questão na mente de todo profissional de marketing.

Infelizmente, a maioria dos artigos publicados sobre o tema é muito vaga ou muito específica, e apresenta principalmente algumas ideias de baixo impacto e/ou exaustivamente demoradas.

Além disso, essas estratégias de crescimento de seguidor do Instagram precisam ser atualizadas quase sempre que o Instagram atualiza seu algoritmo de classificação.

Através dessas experiências, confira um conjunto de maneiras universais e eficazes de como conseguir seguidores no instagram.

Mas antes de começar, é hora de uma rápida checagem de realidade: uma estratégia que de repente levará você para a marca de 1k, 10k ou 20k, não existe.

Quando se trata de como conseguir seguidores no instagram, o timing é tudo. Sim, há um conjunto de atividades que você pode fazer para aumentar seus seguidores. No entanto, de repente, ir a toda velocidade com todos eles não resultará em nada notável, já que a eficácia de cada ação muda depois de atingir um certo marco de seguidor.

1. Tenha uma estratégia inteligente no Instagram

estratégia

Usar qualquer rede social sem um plano claro leva a recursos desperdiçados e um baixo retorno sobre o investimento.

Desde que você está lendo este post, você está claramente com o objetivo de descobrir como conseguir seguidores no Instagram. Este é um grande objetivo para começar. Mas precisa fazer parte de uma estratégia maior que se conecte à sua estratégia geral de negócios e objetivos de marketing.

Pense porque você quer obter mais seguidores no Instagram. Talvez você queira:

  • Aumentar o conhecimento da marca.
  • Impulsionar as vendas de produtos.
  • Direcionar o tráfego para o seu site.

Manter o foco nessas metas de negócios ajudará a manter sua conta no Instagram consistente. Ele ajudará você a contar uma história de marca atraente que atrai novos visitantes do perfil e ajuda a criar (e manter) seguidores fiéis.

2. Como conseguir seguidores no Instagram: Defina seu público-alvo

público-alvo

Faça algumas perguntas sobre quem você está tentando alcançar:

  • Quantos anos eles tem?
  • Onde é que eles vivem?
  • O que eles fazem para o trabalho?
  • Quando e como eles usam o Instagram?
  • Quais são os seus pontos de dor e desafios?

Responder a essas perguntas ajudará você a criar o tipo certo de conteúdo do Instagram para conseguir seguidores no Instagram.

3. Crie e otimize seu perfil

instagram

Antes de tudo, personalize o seu perfil do Instagram para que pareça bom, diga aos seus possíveis seguidores quem você é e dê a eles um motivo para segui-lo.

Como? Comece por garantir que seu nome de usuário seja reconhecível e facilmente pesquisável, como o nome de sua empresa. Se o nome da sua empresa já foi usado, tente manter o nome da sua empresa como a primeira parte do seu nome de usuário para que as pessoas que pesquisam sua empresa tenham mais chances de encontrar você.

Veja o que você pode incluir em seu perfil:

  • Nome: Até 30 caracteres e incluídos na pesquisa do Instagram, portanto, você pode incluir uma palavra-chave.
  • Nome de usuário: Faça o mesmo que seus outros canais sociais. Isso tornará mais fácil para seus seguidores em outras plataformas encontrá-lo no Instagram.
  • Website: O único lugar no Instagram onde você pode incluir um link clicável.
  • Bio: 150 caracteres para transmitir sua identidade de marca e mostrar aos novos visitantes por que eles devem seguir você.

4. Poste pelo menos uma vez por dia

como conseguir seguidores no instagram

Um dos grandes debates nas redes sociais é a frequência com que você deve postar.

Isso, claro, depende da rede específica em questão, mas a conta média do Instagram é publicada uma vez por dia.

No entanto, os perfis com seguidores maiores geralmente são publicados com mais frequência do que isso.

No entanto, não publique em massa um monte de fotos de uma só vez; os usuários geralmente consideram isso como spam e deixam de segui-lo. Pense nisso como semear sementes. Você não quer apenas ligar todas as suas sementes em um buraco de uma só vez; Você quer espalhá-las.

Você está indo para a consistência. Se o seu público não puder confiar confortavelmente em você para postar regularmente, você não encontrará muitas pessoas dispostas a segui-lo na chance de postar algo de vez em quando.

5. Publique no momento ideal

publicar no instagram

Você provavelmente já sabe que o tempo de postagem é um fator importante para determinar a visibilidade que seu conteúdo recebe.

O Instagram anunciou que eles estariam substituindo o feed cronológico por um algoritmo que dá mais prioridade aos posts com maior engajamento. Sendo assim, quanto mais curtidas e comentários seu post receber, mais as pessoas verão o seu post!

Quais são as implicações deste algoritmo?

Isso significa que, se o seu conteúdo recebe muito envolvimento logo após ser postado, isso diz ao Instagram que você está postando conteúdo de qualidade.

Por sua vez, o seu conteúdo irá para o topo dos feeds dos seus seguidores. Isso significa uma coisa: “Você precisa descobrir o melhor momento para postar.”

Diversas variáveis ​​são usadas para determinar esse fator, incluindo onde a maioria de seu público está localizada, quando elas estão mais ativas no Instagram, etc.

6. Use Hashtags para obter mais seguidores no Instagram

hashtag

Hashtags (palavras-chave precedidas de #) podem parecer algo que apenas adolescentes irritantes usam, mas confie em nós, não é esse o caso. Elas são uma maneira de os espectadores navegarem facilmente para os tópicos em que estão interessados. Anexar #hashtags à sua imagem, portanto, permite que seu conteúdo seja encontrado com mais facilidade por aqueles que ainda não o seguiram.

Crie vários conjuntos de hashtags para maximizar a exposição

Não basta se contentar com um conjunto de hashtags, crie em torno de três conjuntos diferentes de 30 hashtags cada. Rotacione-as regularmente para que suas postagens alcancem uma variedade de pessoas relevantes para o seu nicho. Salve-as em um arquivo de notas, então tudo que você precisa fazer é copiá-las e colá-las, e não precisa se preocupar em escrever cada uma delas a cada vez.

Use mais de 11 hashtags

Hashtags são um grande problema, especialmente no Instagram. Inúmeros estudos tentaram descobrir o número ideal de hashtags para cada rede social.

Embora o uso do número “X” de hashtags por postagem não garanta necessariamente a você um número de 25k ou mais, ele definitivamente pode lhe dar uma vantagem.

Como usar hashtag

Depois de compilar suas hashtags, adicione-as a um comentário abaixo da sua postagem.

Além disso, não coloque suas hashtags na descrição da foto em si. Coloque-as na seção de comentários. Pois assim, você também não aumentará desnecessariamente a descrição da sua foto, permitindo que você mantenha sua seção de descrição livre para uma descrição atraente na foto.

7. Como conseguir seguidores no Instagram: marque sua localização

gps

Sempre que houver um elemento de local claro em sua postagem ou história, vale a pena adicionar uma tag de local. É uma maneira mais fácil para as pessoas encontrarem seu conteúdo no Instagram.

Se sua empresa tiver um local físico, marque-a e incentive os clientes a fazer o mesmo. Os usuários podem clicar nesse local e ver todas as fotos e histórias postadas na sua loja, restaurante ou escritório. Isso pode ajudar a expor sua marca (e a conta do Instagram) a mais pessoas.

Se você estiver postando em uma conferência ou evento, adicionar sua localização pode ajudar você a se conectar com outros participantes, expondo sua conta a um grupo altamente segmentado de novos seguidores em potencial do Instagram.

8. Marque usuários relevantes nas postagens

Você pode marcar os usuários do Instagram apresentados em suas fotos com uma @ -mention na legenda ou usando a funcionalidade de marcação do Instagram. De qualquer maneira, eles receberão uma notificação quando você fizer isso.

Marcar alguém os encoraja a se envolver com a postagem e compartilhá-la com seus próprios seguidores.

Quando você marca alguém no Instagram Stories, eles podem compartilhar esse conteúdo com sua própria história com apenas alguns toques. Se eles fizerem isso, todos que visualizarem a história receberão seu nome de usuário e poderão clicar em sua conta.

Crie uma lista de 10 a 20 influenciadores com os quais você gostaria de se envolver. Saiba exatamente com quem você quer entrar em contato, porque essas serão as pessoas que podem ajudar a levar sua conta do Instagram para o próximo nível. Receba influenciadores para compartilhar seu conteúdo ou gritar para você.

9. Escreva legendas atraentes

Embora o Instagram seja uma plataforma visual, suas legendas desempenham um grande papel no aumento do engajamento, ajudando você a obter mais alcance e engajamento. E, como você já viu, o alcance e o engajamento são fatores-chave para conseguir seguidores no Instagram.

Aqui estão algumas estratégias importantes para ter em mente:

  • Coloque as palavras mais importantes na frente. As legendas nos feeds dos usuários são interrompidas após algumas linhas de texto, portanto, transmita as informações mais interessantes logo de cima.
  • Faça uma pergunta. Isso torna mais fácil para o público deixar um comentário. Esse envolvimento ajudará a tornar sua conta visível para mais pessoas.
  • Use emoji. Os emojis podem ajudar a chamar a atenção do leitor e são apropriados para a maioria dos tipos de contas no Instagram.
  • Tente diferentes comprimentos de legenda. O Instagram permite legendas em formato longo, para que você possa testar algumas histórias em profundidade se o seu post o justificar. Legendas ultra-curtas também podem ser muito eficazes quando as visuais falam por si.

10. Faça anúncios no Instagram

insta

Se você tiver um orçamento e uma conta do Instagram Business, recomendamos que você aproveite os anúncios do Instagram para capturar novos seguidores do Instagram.

11. Como conseguir seguidores no Instagram: crie imagens virais

Crie imagens virais incentivando seus fãs a marcarem seus amigos. Obtenha ideias para os tipos de postagens que costumam ser populares assistindo às tendências em suas hashtags segmentadas. Crie postagens semelhantes em seu próprio estilo e peça às pessoas que marquem seus amigos.

12. Ímãs de leads

lead

Invista algum tempo na criação de ímãs de leads específicos do Instagram. Seja um e-book, um seminário online ou até mesmo um PDF simples. Isso incentivará as pessoas a seguir sua conta, e isso deve ser parte integrante de sua estratégia de marketing no Instagram, se você estiver planejando gerar vendas e conversões por meio de sua conta.

13. Faça concursos no Instagram para incentivar o envolvimento

Outra ótima maneira de expandir seu alcance e aumentar o envolvimento em suas fotos é publicar uma postagem promovendo um concurso e, em seguida, pedir às pessoas que sigam sua conta e curtam ou comentem a foto para entrar.

Você também pode adicionar um elemento UGC (conteúdo gerado pelo usuário) ao concurso, onde as pessoas postam uma foto e usam uma hashtag específica, além de acompanhar sua conta.

14. Compartilhe seu link de perfil no seu site e nos canais de rede social

Coloque um botão de acompanhamento na sua página inicial, na página “Sobre nós” e em vários outros locais do seu site. Considere adicionar um selo do Instagram ao seu website com hyperlinks para sua conta.

Além disso, certifique-se de promover sua conta do Instagram em suas outras contas de rede social. As chances são de que as pessoas que já seguem você no Facebook e no Twitter também sigam você no Instagram sem muita insistência. Deixe esses seguidores saberem que você está no Instagram e incentive-os a seguir você lá, incluindo um link para sua conta do Instagram nas biografias e postagens dessas outras contas de rede social.

15. Faça seus seguidores do Instagram felizes

seguidores instagram

Por último, mas não menos importante, quando você faz seus seguidores no Instagram felizes, você vê a recompensa no crescimento da audiência.

Seguir as dicas anteriores ajudará você a deixar seus seguidores no Instagram felizes. Então, a última coisa que você deve querer fazer é parecer carente, voltado para vendas ou robótico.

Instagram: Uma ferramenta incrível para marcar e crescer

De todas as redes sociais, acho que o Instagram é um dos mais divertidos, mas também um dos mais potentes.

Uma personalidade simpática e uma conexão emocional são realmente difíceis de serem criadas e exibidas pelas marcas nos dias de hoje. Mas o Instagram, quando usado corretamente, torna muito mais fácil.

Fotos e vídeos agarram os olhos, afetam o coração e motivam ações e emoções.

Se você está tentando aumentar o número de seguidores, mas está um pouco preso, experimente alguns passos acima que você ainda não tentou.

Esperamos que você tenha gostado do nosso Guia de como conseguir seguidores no Instagram. Se você gostou, adoraríamos que você compartilhasse.

Você tem alguma dica sobre como conseguir seguidores no Instagram? Deixe-nos saber nos comentários!