8 Dicas Simples de Marketing Digital Que Seus Concorrentes Provavelmente Não Sabem

Você está se sentindo como se estivesse atrasado em relação à concorrência? Como um pequeno empresário, é muito fácil se sentir assim. Afinal, você não é uma grande empresa que pode contratar um exército de profissionais de marketing digital para acompanhar as últimas dicas de marketing digital.

Mas isso não significa que você não pode ter sucesso. Suas armas são seu conhecimento. Depois de ler este artigo, você poderá facilmente vencer seus concorrentes usando armas que seus concorrentes não sabe como usá-las.

Este artigo enfocará as dicas de marketing digital mais populares. Eles são populares porque funcionam. Mas somente se você souber como e quando usá-las.

1. Gerencie uma conta de rede social por vez

Este é um erro que muitos donos de negócios novatos cometem, tentam fazer tudo de uma vez com pouca experiência prévia.

Você configura 10 contas de rede social. Você configura uma campanha de PPC. Você configura uma programação rigorosa de blogs sobre um tópico sobre o qual você ainda não pesquisou adequadamente.

E o pior é que você nunca usou mais da metade dessas plataformas de rede social no passado!

Soa familiar? Se sim, então pare. Pois o pior erro que um novo empresário pode cometer é tentar gerenciar muitas novas contas de redes sociais de uma só vez.

Quando você está apenas começando, o foco e a consistência devem ser seus principais objetivos.

Foco: se você tentar lançar várias campanhas de uma só vez, não ficará totalmente sobrecarregado, mas também terá dificuldade em determinar quais campanhas de marketing foram bem-sucedidas.

Consistência: esta será a chave para tirar o seu negócio do chão.

  • Ser consistente nas redes sociais irá lhe proporcionar seguidores leais.
  • Ser consistente em seus blogs criará uma base de clientes fiéis e transformará novas perspectivas em novos compradores.
  • Ser consistente em SEO significa que você economizará dinheiro a longo prazo em vez de confiar demais em publicidade paga.

Muitos proprietários de pequenas empresas tentam fazer tudo de uma vez e caem de cara no chão.

Mas você não precisa ser um deles. Ao seguir essas dicas de marketing digital, você já estará à frente do jogo.

2. Encontre seu lugar nas redes sociais

A maioria dos pequenos empresários sabe que eles precisam estar nas redes sociais.

Mas, conforme abordamos na última seção, muitos novatos levam muito a sério essa mensagem e tentam passar de invisíveis a estar em toda parte ao mesmo tempo.

Para a maioria das marcas, esta é uma receita para o desastre.

Como novo proprietário de uma pequena empresa, seu objetivo deve ser encontrar seu lugar nas redes sociais. Isso significa que, no começo, você deve se concentrar apenas, no máximo, em algumas plataformas de rede social com as quais já se sente confortável.

Agora, após o marketing nessas plataformas por um tempo, observe quantas interações você está recebendo.

Por exemplo, se o Instagram não está te dando nenhum engajamento, então siga em frente e foque na plataforma que faz!

O objetivo é encontrar as plataformas de rede social que oferecem o nível mais alto de interações (curtidas, compartilhamentos e comentários).

E a lição aqui é: não se preocupe em perder seu tempo em uma plataforma se o seu público simplesmente não estiver lá!

Descubra onde está a maior parte do seu público e publique nessas plataformas de forma consistente para criar seguidores de rede social leais.

Construa um público de qualidade

Tudo começa com quem você está atraindo. Pois se você tem um acompanhamento de baixa qualidade, pode acontecer duas coisas:

  • Você só recebe 1-2 curtidas ou compartilhamentos em qualquer post, se for o caso. Você recebe muito poucos comentários, que são um sinal chave de um público desprendido.
  • As pessoas parecem amar seus posts. Mas isso não está se traduzindo em aumento de receita.

De qualquer forma, você tem um problema de engajamento. A verdade é que a rede social é apenas um hobby que você está fazendo no tempo e no orçamento de sua empresa.

Mas não precisa ser assim se você souber  como fazer marketing de rede social da maneira certa.

Como construir um público de qualidade

Para obter um resultado de rede social de qualidade, saiba quem é seu público-alvo. Pois não são todos os que estão no Facebook, YouTube ou Snapchat. É um grupo relativamente restrito de pessoas. Construa cada post com essas pessoas em mente.

Encante as pessoas fazendo com que o conteúdo pareça muito personalizado às suas experiências. Mantenha-os voltando para mais.

3. Marketing de Influenciadores

O marketing de influência é relativamente novo no campo das dicas de marketing digital. Na verdade, a maior parte de sua concorrência provavelmente nunca ouviu falar disso!

E para os que ouviram, eles provavelmente estão indo pelo caminho errado.

Mas o marketing de influenciadores pode ser uma ferramenta muito poderosa quando usada corretamente.

Então, o que exatamente é marketing de influência?

Simplificando, significa que em vez de marketing para o seu público-alvo diretamente, você paga pessoas influentes em seu nicho para passar a palavra sobre você.

Quando se trata de usuários de rede social, os influenciadores são basicamente os encaminhamentos mais fortes que sua empresa pode obter.

O marketing de influência é especialmente eficaz na geração do milênio, já que 70% dos consumidores da geração do milênio são influenciados pelas recomendações na tomada de decisões de compra.

Portanto, você deve sempre manter-se atento a possíveis influenciadores futuros em seu nicho. Você vai querer se envolver com eles para que você possa construir sua visibilidade de marca.

Então, o que outros donos de pequenos negócios erram com o marketing de influenciadores?

Muitos proprietários de pequenas empresas ainda pensam que fazer guest post (uma forma de marketing de influência) e obter muitos backlinks irá impulsionar o SEO e direcionar o tráfego. Isso era verdade no passado, mas não mais.

Hoje em dia o Google penaliza sites que abusam dessa prática, e não é isso que você deseja para seu novo site!

Agora, isso não quer dizer que o guest post é sempre uma prática ruim. Longe disso! Mas isso não deve ser feito de maneira exagerada. Em vez disso, deve ser feito com os principais objetivos em mente:

  • Promoção da marca
  • Construir credibilidade
  • Atingir a comunidade

4. É importante ter uma lista de e-mail

Smart Phone Using E-mail Online Messaging Concept

Uma lista de e-mail é provavelmente um dos recursos mais valiosos e responsivos que você pode ter.

E, ao contrário de seus seguidores e fãs de rede social, você possui sua lista de marketing por e-mail.

Mas, acredite ou não, muitos de seus concorrentes nem estão pensando em ter uma lista de e-mail. Em vez disso, cometem o erro de pensar que podem se safar com a simples construção de uma rede social.

Claro que ter uma forte rede social é muito importante! Mas quando se trata de transformar perspectivas frias em clientes pagantes, o marketing por e-mail é uma das melhores maneiras de fazê-lo.

5. A regra 80/20 para conteúdo

A regra 80/20 significa que 80% do seu sucesso virá de 20% de seus esforços. Assim, esta regra se aplica a praticamente tudo, incluindo seu conteúdo. Seu conteúdo pode ser criado em vários meios diferentes.

Por exemplo: vídeos, webnário, posts em blogs, infográficos etc.

Então, como a regra 80-20 se aplica?

Na regra, 80% do seu conteúdo deve comunicar VALOR, e 20% dele deve ser focado em promoções. Assim, conteúdo valioso significa conteúdo único, atual, oportuno, relevante e que resolve problemas reais para seu público-alvo.

Seu sucesso virá de 20% de seus esforços, mas esses outros 80% são necessários para dirigí-lo!

Muitos pequenos empresários fazem o contrário. 80% do conteúdo de seu blog é excessivamente sobre vendas, e apenas 20% dele contém informações úteis ou valiosas!

Então, se você não estiver convencido sobre o valor da criação de conteúdo útil, reserve um momento para refletir sobre o fato de que as empresas com blogs recebem 67% mais leads do que empresas sem blogs.

Outros benefícios de ter um blog incluem:

  • Obter mais tráfego segmentado
  • Adicionar um elemento humano à sua marca, criando confiança e fidelidade com seus clientes
  • Custo efetivo e simples de configurar

6. Confiar em SEO

Searching Engine Optimizing SEO Browsing Concept

Cada pequeno empresário que se aventura no mundo das dicas de marketing digital já ouviu falar sobre SEO.

Mas ainda assim, muitos deles fogem disso porque acham que é complicado e consome muito tempo.

Embora essas duas coisas possam ser verdade, o SEO ainda é a melhor maneira de direcionar o tráfego livre para o seu site.

Mesmo algo tão simples quanto o nome da sua empresa pode influenciar sua classificação no mecanismo de pesquisa.

Em vez de se concentrar em uma estratégia de SEO de longo prazo, muitas pequenas empresas explodem seu orçamento de marketing digital em anúncios de PPC quando começam.

Há um monte. Mas falando de um modo geral, estes são os principais:

Implementar SEO dará ao seu site melhor visibilidade nos mecanismos de busca.

E para ter uma ideia da importância da SEO para a visibilidade do site, você pode analisar as atualizações anteriores do Google. Uma atualização muito importante do Google fez sites que não são responsivos em vários dispositivos digitais nem sequer aparecerem nos resultados da pesquisa.

7. Quando usar publicidade paga

Conforme mencionamos na seção anterior, muitos pequenos empresários gastam muito do seu capital de giro no PPC. Eles têm a ideia certa – gastar dinheiro com publicidade paga no começo para obter tráfego.

Mas, na ausência de um funil de vendas e de uma estratégia de SEO de longo prazo, eles começam a confiar na PPC para impulsionar a maior parte de suas vendas. Este não é um método de marketing digital sustentável por conta própria.

O erro deles é que eles acabam confundindo “mais tráfego” com “mais vendas”.

Mas tudo o que acabam fazendo é obter mais perspectivas frias e nenhuma venda. E na publicidade PPC, onde você paga por cada clique, isso pode ficar caro se você não estiver fazendo conversões com seus cliques.

Mais tráfego é ótimo, mas sem um funil de marketing, você não obterá resultados ótimos.

Em vez disso, você deve seguir estes 3 passos simples:

  1. Crie uma oferta relevante e atraente. Por exemplo, sua newsletter ou um eBook gratuito.
  2. Crie um ótimo conteúdo para o site.
  3. Crie anúncios PPC direcionados para levar as pessoas ao seu site.

Lembre-se de uma das mais importantes dicas de marketing digital: o tráfego não é tudo.

Um erro amador é esperar transformar prospectos frios em compradores imediatos. Traga-os primeiro e depois os converta em compradores mais tarde.

8. Aprimore a experiência do usuário

Melhorar a experiência do usuário é o que mantém cada uma das suas estratégias juntas.

A seguir, são comuns e populares maneiras de fazer isso. Há também muito mais métricas e dicas de marketing digital para medir a experiência do usuário.

  • O conteúdo do seu site.
  • Os canais de comunicação que você usa.
  • Uma interface de usuário intuitiva.
  • Velocidade de carregamento do seu site.
  • Navegação de menu intuitiva.
  • Chatbots para ajudar na comunicação.
  • Um tom simples para o seu conteúdo.

Para fazer as escolhas ideais para essas diferentes áreas, você precisará aprender mais sobre seu público-alvo.

Existem três principais dicas de marketing digital a serem lembradas para criar uma boa experiência do usuário:

  1. Lembre-se de informar e inspirar seu público com seu conteúdo. Isso lhes dará uma impressão duradoura de sua empresa e facilitará o envolvimento.
  2. Você também precisará de uma estratégia de gerenciamento de clientes para ajudar você a se conectar melhor com os clientes. Ele levará você através do gerenciamento de consultas e reclamações. Ele também coletará comentários dos clientes e os fará sentir como se fossem parte da comunidade da sua marca.
  3. Outra coisa a ter em mente é a eficácia do marketing de vídeo. Ele continua a subir em popularidade com o aumento da transmissão ao vivo. Plataformas populares já adotaram a transmissão ao vivo. Considere o Facebook Live, o Instagram Stories e o Snapchat Stories para interagir com seu público.

Marketing Digital

Como você pode ver, a melhor maneira de se antecipar à concorrência é usar as maneiras testadas e verdadeiras de marketing digital corretamente. Seus concorrentes continuarão cometendo os mesmos erros, enquanto você estará evitando cair nas armadilhas.