11 Fundamentos de uma Landing Page de alta conversão

Uma landing page pode fazer ou quebrar uma campanha.

Claro, seus anúncios ou e-mails podem estar perfeitamente otimizados, mas isso certamente não significa conversão garantida quando os visitantes chegam ao seu site. 

A landing page é uma parte essencial de sua estratégia de marketing à medida que seu público se aprofunda no seu website e explora seus produtos e serviços. A otimização da landing page se resume a obter uma combinação ideal de conteúdo persuasivo, valor e design minimalista para gerar conversões.

Antes de analisarmos as práticas recomendadas em detalhes, devemos analisar as definições da landing page. 

As landing pages são:

“Páginas específicas em um site criado para visitantes de campanhas de marketing, que são projetados para alcançar um resultado de marketing.”

Tudo o que é referido como uma landing page destina-se a maximizar a conversão de visitantes para uma página ou série de páginas para o lead ou a venda.

Normalmente, o resultado é conversão para ação, geralmente captura de dados em que um visitante do site preenche um formulário online para gerar um lead de marketing.

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O que é otimização da landing page?

As landing pages recebem tráfego de qualquer lugar, além das mesmas páginas do seu website. Em outras palavras, elas estão capturando e direcionando as atenções do usuário de uma ampla variedade de canais para outras partes do seu site.

Especificamente criada para criar excelentes impressões iniciais, a landing page eficaz atende às necessidades do usuário, ao mesmo tempo em que solicita a conversão em troca de uma oferta atraente.

Embora as páginas iniciais sejam para informações gerais e para o diretório geral, as landing pages são usadas para:

  • Gerar vendas por meio do PPC
  • Criar antecipação em torno de um lançamento ou evento de produto: criar uma landing page de inscrição para eventos ou promover a próxima versão de um novo produto.
  • Segmentar usuários por diferentes ofertas, promoções e canais.
  • Aumentar as classificações de SEO
  • A landing page permite que você separe espectadores densamente agrupados de usuários para obter atenção individual. Esses espectadores chegaram da rede social? Ou e-mail? Ou de pesquisa orgânica?
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As landing pages são específicas, sem informações gerais que causam distração e voltadas para uma ação desejada. Assim, à medida que a otimização do mecanismo de pesquisa se desenvolve, todos os detalhes de produtos vinculados ao site se tornam como sua própria landing page.

Tipos de landing page

Aqui estão alguns estilos que você pode usar para vários objetivos:

  • Landing Page de cliques: O objetivo de uma landing page de cliques é fazer os visitantes aquecerem sua oferta com uma mensagem breve e informativa. Pois seu objetivo é fazer com que eles cliquem no seu produto ou serviço por meio do CTA.
  • Landing page de referência: Essa landing page promove o marketing boca a boca pelas redes sociais. Além de obter inscrições de visitantes. Pois o objetivo é impulsionar o engajamento e usar técnicas de otimização de referências para divulgar sua marca a outros usuários em potencial.
  • Landing page para celular: Mais importante a cada dia, as conversões em dispositivos móveis exigem uma landing page que seja enxuta e sempre carregue rapidamente.
  • Landing page de detalhes do produto: Uma seção para informar sobre um produto ou serviço específico. Landing page de detalhes do produto também são um bom ponto para utilizar prova social com depoimentos.
  • Geração de leads: As landing pages são usadas para capturar informações pessoais sobre clientes em potencial, como nome, endereço de e-mail, número de telefone, tamanho da empresa etc.

Diretrizes importantes para o design da Landing Page

1. Entregue relevância na landing page

títulos landing page

Ao contrário das visitas ocasionais dos navegadores, os visitantes chegam em uma landing page com uma meta ou intenção direcionada em mente. Então, a primeira coisa que você precisa fazer é mostrar instantaneamente a relevância para ajudar os visitantes a atingir essa meta.

Um título claro deve mostrar relevância e também envolver o visitante para escanear a página. Você precisa mostrar a eles que eles selecionaram o lugar certo para encontrar a marca, o produto, o negócio, a informação ou a experiência que estão procurando, portanto, o título deve indicar isso claramente.

a. O título principal

Seu título é a primeira coisa que as pessoas verão e lerão. Por isso é fundamental que ele descreva muito claramente o que um visitante obterá da página (seu objetivo) e que a correspondência de mensagem seja forte o suficiente para mostrar ao visitante que ele está no lugar certo.

b. A declaração de reforço

títulos landing page

As pessoas irão escanear sua página quando estiverem lendo. Isso faz com que seja crítico que todos os títulos que você usa (título principal e os títulos de recurso/benefício) em toda a sua página, se destaquem para o leitor.

Há outro título de página que você pode usar para direcionar o propósito da sua página. Esta é a declaração de reforço. Pois ele fica na metade da sua página e serve para adicionar uma mensagem no meio da experiência que você deseja comunicar aos seus visitantes. Essencialmente, é como um segundo título.

Outras importantes “mensagens de relevância” devem ser facilmente verificáveis ​​através da escolha das manchetes certas e com painéis que atraiam os olhos para as diferentes áreas. Testes tendem a mostrar que fontes maiores dão uma resposta melhor.

Como acessar a landing page é a primeira experiência de um cliente, é preciso responder a perguntas básicas que o cliente tem sobre a empresa, como:

  • Quem é você?
  • O que você faz?
  • Onde você está?
  • Eu devo confiar em você?

Você pode ter essas mensagens na página inicial, mas a navegação na landing page permite que essas perguntas sejam respondidas? Opções de menu padrão, como “Sobre nós” ou “Contato”, podem conseguir isso.

c. Argumento de encerramento

À medida que sua landing page chega ao fim, você tem uma chance final de comunicar o benefício de sua oferta. Semelhante à declaração de reforço, ela faz o backup de sua principal proposta de valor. Para uma página de cliques, ela deve ser associada a uma repetição da sua frase de chamariz. 

Nota: para uma página muito curta, isso nem sempre é um requisito, pois seu título ainda estará visível.

2. Crie uma interface limpa e simples

design

A maioria dos serviços de design vai gritar sobre a importância da interface do usuário. Se for um aplicativo ou algum software que você está vendendo, o produto em si pode prometer uma interface incrível que supera todas as expectativas do usuário, mas se a “vitrine” da landing page criar uma barreira entre o usuário e o produto devido a UI mal projetada, os negócios serão perdidos.

3. Use sinalização de confiança na landing page

depoimento

A prova social é imensa quando convence os espectadores a se converterem. Emblemas, ícones, selos de segurança, depoimentos, todos criam a impressão de que sua marca vale o tempo e o esforço.

Toda a experiência e conteúdo precisam estar certos para gerar uma resposta. Esse é um dos aspectos mais importantes da landing page e que muitas vezes não está certo. Pois muitas vezes não há informações detalhadas suficientes sobre as quais o visitante pode decidir se inscrever. 

Seja um micro-site ou parte de um site existente, uma landing page que parece inautêntica ou indigna de confiança pode aumentar as taxas de rejeição.

Parecer muito confuso, excessivamente orientado a vendas ou mesmo usar linguagem clichê pode diminuir os níveis de confiança. Por outro lado, use recursos projetados para gerar confiança. Isso inclui recursos como garantia de pagamento segura, depoimentos ou comentários de clientes, detalhes de contato da empresa e garantias de produtos.

4. Inicie o usuário em sua jornada

O design deve deixar claro o próximo passo e minimizar o número de cliques necessários para uma resposta, pois cada clique extra necessário na resposta geralmente reduzirá as chances de uma resposta em 10%. A melhor prática é incluir a captura inicial de dados na primeira página.

Se o mecanismo de resposta estiver em outra página, use várias chamadas à ação para obter respostas, pois alguns visitantes responderão às imagens e a alguns hiperlinks de texto. Torne todas as imagens claramente clicáveis, por exemplo, fazendo-as parecerem com botões.

Abordagens para melhorar a jornada:

  • Limitar as opções em cada página é uma técnica eficaz.
  • Agarre a atenção nos primeiros 30 segundos por meio de um título que reflete a cópia do anúncio.
  • Se for um formulário de várias páginas, desenhe os usuários com perguntas iniciais mais fáceis.
  • Use títulos dinâmicos relacionados ao referenciador, incluindo a frase-chave de pesquisa, para ajudar a oferecer relevância.

5. Use o tamanho da landing page correta

É difícil dar orientações sobre isso. A extensão de página correta é aquela que minimiza a lacuna de conhecimento entre o que o usuário quer saber e o que você diz a ele.

As páginas podem ser roláveis, os usuários irão rolar se aparecerem roláveis. No entanto, é melhor que as principais informações, incluindo um mecanismo de resposta, estejam na parte de cima.

Resumindo, a única maneira de obter o tamanho certo é testando.

6. Use uma estrutura lógica com cópia matadora

Tudo precisa trabalhar em conjunto quando se trata da landing page perfeita. Não se trata apenas de design, não é apenas sobre cópia, não é apenas sobre uma grande oferta. É realmente sobre tudo se reunindo em uma página coesa estruturada que mostra ao usuário a imagem completa.

Não se trata apenas de design, não é apenas sobre cópia, não é apenas sobre uma grande oferta!

7. Faça do preenchimento de formulários o mais fácil possível

Se você está pedindo aos clientes que ofereçam seus dados, é importante tornar o processo o mais rápido e simples possível. Ao contrário do e-commerce, em que os clientes talvez já tenham investido em fazer uma compra, as páginas de destino B2B geralmente se concentram em avaliações ou downloads gratuitos.

Nesse caso, os formulários devem ser exibidos em destaque, exigindo o mínimo possível de etapas para o cliente.

8. Tenha em mente os dispositivos móveis

dispositivos móveis

Velocidades rápidas são importantes em todos os canais, mas nunca mais do que no celular. Com 60% de todas as pesquisas originadas em dispositivos móveis, é importante criar landing pages responsivas para dispositivos móveis que se alinhem com esse comportamento do usuário. Isso significa evitar arquivos de imagem grandes e navegação desnecessária, além de usar um CTA proeminente. 

9. Use declarações de benefícios

Seguindo os outros elementos da sua página, você deve ter a atenção do visitante. É aqui que os benefícios de seu produto/serviço devem ser destacados de forma simples. Os marcadores devem ser usados ​​para facilitar a digitalização. 

Suas declarações de benefícios devem se apegar diretamente à dor sentida pelas pessoas que buscam o que você está oferecendo. Um exemplo (para uma máquina de lavar louça) é “economiza horas por semana limpando seus pratos para você”. Ao contrário de um recurso como “Limpa pratos”. 

As declarações de benefícios explicam como você está resolvendo um problema que seus clientes em potencial têm. Pergunte a si mesmo “O que meus clientes em potencial precisam?” E, em seguida, anote as soluções de uma frase para essas necessidades.

10. O Chamado à Ação!

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Sua meta de conversão é um termo que descreve qual é o objetivo da página para você. É puramente um rótulo destinado a manter você focado neste elemento de página ao projetar sua página. 

Para um visitante, isso é apresentado na forma de uma call-to-action (CTA), que pode ser um botão independente em uma página de clique ou como parte de um formulário. 

Seu CTA é essencial para as conversões, pois é o alvo da meta de conversão de suas páginas. Em outras palavras, é o que você deseja que as pessoas interajam em sua landing page. Como você o projeta, onde você o coloca e o que ele diz são considerações importantes.

11. A página de confirmação da landing page

Sua página de confirmação é a primeira coisa que um novo cliente ou líder vê depois de concluir sua meta de conversão. Para uma landing page de geração de leads, sua perspectiva enviou seu formulário transformando-a em uma lead e agora ele geralmente se depara com uma página que diz “obrigado” ou fornece o link para fazer o download do conteúdo. 

Para uma landing page de cliques, a página de confirmação é encontrada mais abaixo no funil de vendas, geralmente depois que a perspectiva se tornou um cliente, comprando algo de você. Aqui, a página de confirmação mostra o resultado da conclusão da transação. 

Aproveite esse momento mágico diretamente depois que o cliente disser “Sim, eu gosto de você”. Ao prestar muita atenção às suas páginas de confirmação, você adiciona a oportunidade de alguns pontos de contato poderosos de extensão de marca.

Por fim, não pare depois que sua meta de conversão da landing page estiver concluída. Aproveite as oportunidades de pós-conversão para ampliar seu potencial e alcance de marketing.