Google Meu Negócio: Tudo o que você precisa saber sobre essa ferramenta

Se você é empresário ou simplesmente um usuário da internet mais antenado, com certeza já ouviu falar sobre o Google Meu Negócio. Ela é uma ferramenta empresarial, que coloca os negócios no Google Maps.

Por meio dessa aplicação gratuita você cria um perfil para o seu negócio, incluindo as principais informações sobre ele e seus produtos e serviços. 

Dessa forma, o negócio aparecerá quando os usuários fizerem uma busca relacionada tanto na web de maneira geral quanto no Maps. E como você já pode imaginar, isso melhora a visibilidade da empresa, trazendo aumento nas vendas.

Esse serviço foi colocado em funcionamento em 2014 para unificar o Google Places e o Google+. Mas apesar de seus 5 anos de existência, muitas pessoas ainda não conhecem o Google Meu Negócio.

Ou ainda existe muita gente que conhece a aplicação mas não é capaz de perceber o seu potencial dentro de uma empresa.

Mas por outro lado, os profissionais relacionados ao marketing que fazem uso dessa plataforma, sabem muito bem o quanto ela pode ser benéfica para um negócio.

E você? Já conhece a plataforma do Google Meu Negócio? Já usou ela em seu negócio? Consegue perceber quais as vantagens dela para você e sua empresa?

Se você quiser saber mais sobre essa plataforma e como ela pode te ajudar, continue a leitura desse artigo porque ele está cheio de informações que com certeza irão te ajudar!

Qual é o comportamento do consumidor quando precisa de um produto ou serviço?

Atualmente, com a facilidade da internet, antes de efetuar uma compra, já é hábito para muitas pessoas pesquisar o produto no Google.

Os resultados da busca influenciam diretamente no processo de decisão da compra. E, os termos mais buscados nos últimos tempos tem sido “perto de mim” e “posso comprar”.

Sendo assim, quando fazem uma busca desse tipo, o internauta espera que o Google lhe faça uma recomendação de locais onde é possível adquirir o produto ou serviço desejado.

Então, é nesse ponto que entra o Google Meu Negócio. Pois é justamente através dele que o Google faz as recomendações das empresas relacionadas à sua busca.

Por isso é de extrema importância que seu negócio esteja cadastrado na plataforma, pois somente assim o Google irá recomenda-lo à novos potenciais clientes.

Consequentemente, isso irá provocar o aumento de suas vendas e lucros. Mas se você não tiver cadastro, ficará invisível aos internautas.

O que é o Google Meu Negócio?

Pensando nessa necessidade de indicar empresas como resposta às buscas feitas pelos usuário do Google, que em 2014 surgiu o Google Meu Negócio.

Essa plataforma fornece gratuitamente a possibilidade de divulgação das empresas por parte dos empreendedores. Assim, elas aparecem como resposta à pesquisas tanto no Google quanto no Google Maps.

Por meio dela é possível cadastrar todas as informações de contato da empresa, inserir fotografias, mostrar a localização no Google Maps e fornecer os horários de funcionamento.

Além disso, a plataforma exibe também as notas e comentários deixados pelos clientes da empresa. E essas informações tem influência direta na decisão dos usuários sobre a compra o não de um produto ou serviço de uma dada empresa.

Por fim, é possível ainda inserir links que direcionam os usuários ao site e outras redes sociais da empresa.

Então, como você já deve ter percebido, essa plataforma é muito importante para que os internautas busquem por informações extremamente úteis de que precisam.

Além disso, um de seus objetivos principais é trazer visibilidade aos negócios locais por meio das funcionalidades relacionadas ao Google Maps. E como consequência disso ajuda a atrair muitos clientes novos para essas empresas.

Como as coisas aconteciam antes da existência da plataforma?

Até o ano 2000 a internet ainda não tinha se popularizado em todo o mundo. Assim, o acesso era restrito à algumas pessoas e mesmo para quem tinha internet em casa, as informações não eram tão fáceis como ocorre hoje.

Então, quando alguém precisava de um produto ou serviço, deveria recorrer à lista telefônica para fazer a busca de empresas aptas a fornecê-lo ou ainda pedir recomendações à conhecidos.

E nessa época, era primordial que o negócio aparecesse na lista telefônica ou seria como se ele não existisse.

Entretanto, os anos foram se passando e as tecnologias foram evoluindo. A internet ganhou espaço na vida das pessoas e, com o surgimento dos smartphones as informações passaram a circular ainda mais rapidamente.

Assim, o Google Meu Negócio passou a ocupar o lugar da lista telefônica na vida de todas as pessoas do mundo.

Por que utilizar o Google Meu Negócio?

O Google Meu Negócio pode ser considerada uma excelente estratégia de Marketing para a sua empresa.

Além de ser simples de ser implantada, ela traz diversos benefícios que promovem melhoras nos lucros de seu negócio.

A maior vantagem do Google Meu Negócio é que para aumentar a visibilidade da sua empresa você só precisará dedicar um pouco do seu tempo e fornecer algumas informações.
Mais nada! Parece até pegadinha, não é mesmo?

Apenas com alguns passos simples é possível que você obtenha resultados incríveis!

Quais são as principais vantagens de utilizar o Google Meu Negócio?

Como você já pode perceber, essa plataforma proporciona muitas vantagens à sua empresa. Mas talvez você esteja se perguntando quais exatamente são elas. Então, vamos lá:

Informações verídicas confiáveis sobre a empresa

Como é você que é responsável pelo fornecimento das informações ao sistema, elas provavelmente sempre estarão corretas e atualizadas.

Mas lembre-se que justamente porque é você quem manda, que precisa se lembrar de sempre alterar as informações caso haja mudança de endereço ou telefone, por exemplo.

Seu negócio pode ter um alcance que você nunca imaginou

Com essa ferramenta, os dados da sua empresa passam a aparecer em buscas feitas pelos internautas.

Por isso, o alcance dessas informações são enormes. Talvez você nem seja capaz de imaginar a quantidade de pessoas que essas informações podem atingir. 

Avaliações que podem funcionar à seu favor

A partir do momento em que você faz o cadastro da sua empresa na ferramenta, as pessoas que já conhecem seu produto ou serviço podem deixar comentários e avaliações.

E saiba que isso pode ser muito positivo se você tiver um bom produto, que agrada aos seus clientes. Isso porque as avaliações positivas acabam estimulando que pessoas que não conhecem a sua empresa consumam seus produtos.

Ou seja, as avaliações positivas aumentam o nível de confiabilidade.

Você pode usar a ferramenta até como uma alternativa ao SAC

Atualmente os clientes insatisfeitos geralmente realizam reclamações na internet. Então, nas avaliações existentes no Google Meu Negócio provavelmente existirão comentários negativos ou sugestões para seus produtos.

Apesar de isso não ser muito agradável, tente usar à seu favor. Ou seja, procure responder aos seus clientes da melhor maneira possível para tentar remediar a situação.

Mas não se esqueça de que pode ser bastante interessante responder também aos comentários positivos porque isso provoca uma aproximação entre a empresa e o cliente.

Como é o funcionamento do Google Meu Negócio?

Primeiramente, nessa plataforma as informações que você deve incluir são de extrema importância para que as pessoas consigam localizar a sua empresa.

Mas você já imaginou como as pessoas conseguem te encontrar? Saiba que existem algumas formas distintas pelas quais sua empresa aparece nas buscas realizadas através do Google. São elas:

Busca por tipo de serviço em determinada localização

Esse tipo de pesquisa é bastante específica, pois a pessoa sabe exatamente o que ela está procurando. Então, além de uma empresa que preste o serviço desejado, é preciso que esteja próximo à ela.

Geralmente o usuário sabe muito bem o que deseja mas não conhece as opções disponíveis nas proximidades de onde se encontra.

Sendo assim, o Google Meu Negócio utiliza nesse caso todas as informações de localização que foram disponibilizadas no cadastro da empresa.

Entretanto, quando os resultados são exibidos, existe uma ordem de relevância em que eles aparecem. E para que essa ordem seja estabelecida, são levados em consideração outros fatores.

Assim, aqui entram também a presença de imagens, sites e também as avaliações dos clientes.

Então, as empresas que possuírem o maior número de informações, melhores avaliações e que estiverem mais próximas ao usuário, aparecerão em colocações melhores.

Tipo de negócio sem uma localização específica

Este tipo de busca é bastante semelhante ao anterior. Mas aqui o usuário não delimita as buscas por meio da localização.

Neste caso a localização utilizada pelo algoritmo do Google irá se basear nos padrões do navegador do computador do usuário.

Então, mesmo que a pessoa não determine uma localização, os resultados serão baseados na proximidade com relação à localização fornecida pelo navegador.

Ou seja, mesmo neste caso, empresas que tenham a sua localização completa e bem definida no programa terão grande vantagem com relação às demais.

Mas além disso, nesse caso também é primordial que você forneça outras informações que atraiam novos clientes ao seu negócio.

Assim eles decidirão pelo serviço que irão contratar com base nessas informações. Portanto, é muito importante que você insira essas informações adicionais quando for elaborar o seu cadastro.

Busca pelo nome do negócio

Quando o cliente busca o nome da sua empresa diretamente, é porque ele já conhece o seu negócio e, provavelmente tem boas experiências ou indicações relacionadas à ele.

Então, provavelmente ele só precisa das informações de contato para conseguir ir até o local, ligar, enviar um email ou até mesmo consultar o site.

Além disso, pode ser que o cliente esteja apenas em busca de avaliações ou informações adicionais.

Então, mais uma vez vale considerar aqui a importância de se manter todas essas informações atualizadas.

Por fim, é bastante importante que a sua empresa tenha uma boa colocação no ranking, e melhor ainda seria se aparecesse em primeiro lugar.

Sendo assim, existem algumas estratégias que você pode usar para que o seu negócio tenha uma boa colocação. Mas falaremos sobre isso após você aprender como fazer o cadastro de seu negócio na plataforma.

Como cadastrar a minha empresa na plataforma?

Fazer o cadastro do seu negócio na plataforma é extremamente simples. Mas lembre-se de sempre ter em mãos a maior quantidade de informações quanto for possível.

Então, reserve um tempinho para isso porque pode levar algum tempo até que você cadastre tudo.

Mas de maneira geral, basta que você acesse a plataforma por meio do Google, crie uma conta para a sua empresa e comece a editar os dados.

Não se esqueça das fotos e também de incluir a sua localização por meio do Google Maps.

Há ações que você pode fazer para melhorar a sua experiência

Agora que você já sabe como fazer para incluir as informações completas à respeito de seu negócio através da plataforma, precisa saber quais são as estratégias que você pode utilizar para promover a sua empresa por meio dela.

Lembre-se de que a aplicação possibilita a publicação de fotos, vídeos e até mesmo anúncios para a sua empresa.

E isso é muito útil para que os clientes potenciais te conheçam melhor e optem pelos seus produtos ou serviços. Então vamos lá:

  • Forneça informações completas para que o cliente possa te encontrar;
  • Faça o possível para que os clientes te avaliem de forma positiva;
  • Você pode criar ofertas especiais e atrair ainda mais clientes!;
  • Faça do Google Meu Negócio parte da cultura da empresa. Então, mantenha seus colaboradores motivados a atualizar as informações sempre;
  • Você pode criar anúncios pelo Google Ads;
  • Por fim, não se esqueça de analisar as estatísticas fornecidas pela plataforma. Assim você poderá identificar falhas e fazer melhorias sempre.

Conclusões

Como você pode perceber pela leitura deste artigo, o Google Meu Negócio é como se fosse uma agenda ou lista dos tempos modernos, em que as pessoas buscam informações sobre empresas que podem fornecer um dado produto ou serviço.

Desta forma, essa plataforma gratuita realiza a aproximação das empresas com seus potenciais clientes. Então, ocorre naturalmente um aumento nas vendas e lucro da empresas cadastradas.

Por fim, as opiniões e classificações fornecidas pelos usuários ajudam a melhorar a experiência dos clientes e servem como se fosse a antiga “indicação” de um produto ou serviço.

Então, se você tem um negócio, é de suma importância que você exista no Google Meu Negócio pois somente desta forma você terá a visibilidade devida, possibilitando aumento do seu faturamento.

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