Um Guia Sobre o Uso de Hashtags de Rede Social Para Empresas

Um Guia Sobre o Uso de Hashtags de Rede Social Para Empresas

Um Guia Sobre o Uso de Hashtags de Rede Social Para Empresas

Você já fez das hashtags de rede social uma parte de sua estratégia de marketing? Você já possui uma hashtag para seu negócio ou produto? 

Hashtags não são apenas uma tendência que precisa ser adotada. Elas são um meio de comunicar e expandir seus negócios nas redes sociais.

O tema das hashtags de rede social merece mais atenção dos profissionais de marketing, e é por isso que escrevemos este post.

Considere este para ser o seu melhor guia para o uso de hashtags de rede social para os negócios.

Aqui está o que vamos abordar no guia:

  1. O que são hashtags?
  2. Como as hashtags de rede social funcionam?
  3. Diferentes estratégias de marketing envolvendo hashtags
  4. Os diferentes tipos de hashtags
  5. Como criar sua hashtag
  6. Dicas para usar hashtags
  7. Como encontrar boas hashtags para o seu negócio

1. O que são hashtags?

hashtags para redes sociais

Uma hashtag na rede social é uma palavra-chave ou frase precedida pelo símbolo de hash (#). As pessoas pesquisam hashtags em seus sites de rede social favoritos para descobrir mais sobre o que estão interessadas.

Você sabia que o Twitter foi o primeiro grande site de rede social que usou hashtags e onde as hashtags são mais usadas atualmente?

Mas agora, qualquer que seja o site de rede social, o uso da hashtag é comum.

Mas isso dificilmente é um fato tranquilizador se você não estiver familiarizado com as hashtags. Na verdade, você pode estranhar o quão comum elas se tornaram.

Então, se você está tentando comercializar seu negócio nas redes sociais, as hashtags de rede social simplesmente não podem ser ignoradas.

2. Como funcionam as hashtags de rede social?

Primeiramente, você tem que entender a utilidade das hashtags. Já que elas não são apenas uma tendência. Existem muitos usos práticos para usuários de rede social.

Hashtags são usadas ​​para agrupar posts sobre um tópico específico.

Por exemplo, qualquer postagem que inclua a hashtag #ideacorp aparecerá nos resultados da pesquisa de rede social. Isso ajuda o pesquisador a encontrar e participar de discussões sobre a palavra específica.

Hashtags também têm muitos usos práticos para o seu marketing.

  • Você pode categorizar suas postagens de rede social com base em tópico, objetivo ou campanha de marketing.
  • Você pode criar sua própria hashtag de marca para ajudá-lo a monitorar sua visibilidade nas redes sociais. Dessa forma, você poderá ver quantas pessoas estão postando com sua hashtag.
  • Você pode aumentar a conscientização do seu negócio e obter mais clientes!

E a melhor parte é: é tudo grátis! Ou seja, não há custo para usar hashtags, exceto pelo tempo que leva para aprender as tendências e aprender como as hashtags funcionam em cada plataforma diferente.

3. Estratégias de marketing envolvendo hashtags

#1 Impulsione seu alcance na rede social

  • Alcance orgânico: As hashtags são pesquisáveis ​​nas redes sociais. Portanto, usá-los em suas postagens torna sua empresa mais detectável. 
  • Vinculando oportunidades: As hashtags são semelhantes a hiperlinks na maioria dos sites: elas são clicáveis ​​e levam o usuário para outra página. Assim, quando alguém clica em uma hashtag, ela é levada para uma espécie de página para essa hashtag específica. Lá você pode ver todas as postagens mais recentes usando a hashtag.
  • Alcance seu público-alvo: Você desejará manter listas de hashtags para cada uma das seguintes categorias de hashtag: hashtags populares em seu setor, hashtags relacionadas a conteúdo e hashtags populares que seu público-alvo usa.

#2 Encontre e participe de conversas em redes sociais

Sobretudo, uma maneira de aproveitar as hashtags é pesquisar as tendências e participar das conversas que as pessoas estão tendo.

Então, pense em hashtags como encontros sociais. Ou seja, é a sua chance de brilhar, mostrar sua personalidade e ganhar reconhecimento de nome.

Mas, como qualquer tipo de reunião social, você precisa conhecer os prós e contras e as normas sociais com antecedência.

Então você terá que pesquisar a hashtag de tendências antes de entrar.

Torne as coisas mais fáceis para si e escolha as hashtags certas desde o início.Comece pesquisando por hashtags que você acha que seria uma boa opção para sua empresa.

Você também pode encontrar ideias de hashtag pesquisando seus concorrentes nas redes sociais. 

#3 Faça estudo social do seu público

Users with a hashtag vector

Outro dos benefícios das hashtags de rede social para os empresários é que você pode ler as conversas que seu público-alvo está tendo. Isso também é conhecido como escuta social. 

Use essa tática para descobrir seus pontos de dor. Você pode então criar conteúdo, soluções ou produtos específicos para lidar com seus pontos problemáticos/necessidades.

#4 Crie sua própria Hashtag

Como mencionamos anteriormente, criar sua própria hashtag de marca com sua empresa e/ou nome de produto pode ajudar você a monitorar sua visibilidade nas redes sociais.

Sua hashtag de marca também permitirá que você:

  • Reforce sua marca.
  • Acompanhe o sucesso de suas várias campanhas de marketing diferentes. Acompanhe suas campanhas de “alcance” e “reconhecimento da marca” separadamente.
  • Acompanhe o conteúdo gerado pelo usuário. Basicamente, é um conteúdo gratuito que você pode repassar no futuro.

4. Os diferentes tipos de hashtags

hashtags para redes sociais

Então, agora que você entende como o uso de hashtags pode beneficiar sua empresa, vamos discutir os diferentes tipos e quando você deve usá-los.

Existem 3 categorias de hashtags de rede social:

Hashtags específicos da marca

O principal problema com outros tipos de hashtags é que seus posts podem se perder em um mar de outros posts.

Desse modo, ao criar hashtags de marca, certifique-se de que os seguintes requisitos sejam atendidos:

  • Ninguém mais está usando
  • Único
  • Memorável

Para suas hashtags gerais de branding, tente torná-las como um lema curto ou slogan.

Você vai querer dar a seus seguidores um incentivo extra para usá-los. Por exemplo, você pode dar a eles um desconto ou a chance de ganhar um prêmio quando usarem sua hashtag de campanha de marketing em comentários e postagens.

Hashtags de tendência

As hashtags de tendências costumam ser populares entre milhões de usuários. 

Mas antes de usá-las em suas postagens, pergunte a si mesmo se sua postagem adicionará algum valor às discussões em andamento. O valor pode significar muitas coisas. Pode significar informação única, um ponto de vista único, ou mesmo apenas uma imagem engraçada que pode se tornar um meme.

Mas, se a sua postagem não tiver valor, ela será perdida no mar de outras postagens.

Hashtags de conteúdo

Essas hashtags são melhor usadas por alguém que é novo no uso de hashtags.

Ao contrário das hashtags de tendência, é mais difícil desorganizá-las porque você não precisará fazer tanta pesquisa sobre tendências. 

No entanto, as hashtags específicas da marca se tornarão mais eficazes com o tempo, à medida que você cria seguidores nas redes sociais. 

Mas também é mais fácil criar e usar hashtags de conteúdo. Pois, basta olhar para palavras-chave relacionadas ao seu negócio ou área de especialização e usar essas hashtags em suas postagens. 

Então, se sua postagem tiver valor, as pessoas que a virem poderão decidir seguir sua página para receber atualizações e postagens futuras.

5. Como criar a sua hashtag

É fácil fazer uma hashtag. Mas não é tão fácil criar uma boa.

Siga estas etapas para criar hashtags de rede social eficazes.

  1. Use letras maiúsculas na frente de cada palavra para ajudar a esclarecer sua mensagem.
  2. Mantenha sua hashtag o mais curta possível. Usar muitas palavras na sua hashtag diminuirá o impacto da sua mensagem. 
  3. Não use na hashtag qualquer palavra.

Como você pode ver, nem todas as hashtags são igualmente eficazes. Você já sabia disso. Mas o que você não sabia é como usá-los efetivamente.

6. Dicas para usar hashtags

Agora você sabe quais são as hashtags, os diferentes tipos, as estratégias envolvidas no uso delas e como escolher as melhores. Agora é hora de aprender a usá-las efetivamente!

Aqui estão as dicas mais importantes para saber sobre o uso de hashtags na rede social:

  • Não exagere nas hashtags. Use apenas as palavras significativas. Além disso, lembre-se de que o número de hashtags que você pode usar em uma postagem depende da plataforma de rede social.
  • Não use hashtags em todos os posts. Use-os somente quando eles puderem estimular conversas e interações.
  • Misture suas hashtags. Isso significa usar mais de um tipo de hashtag em sua postagem. Por exemplo, você pode misturar hashtags de conteúdo com hashtags populares. Dessa forma, sua postagem pode ser notada em comunidades de rede social de nicho menores e, em seguida, ser notada em pesquisas de hashtag maiores.

7. Como encontrar boas hashtags para o seu negócio

Encontrar hashtags que não sejam muito gerais, mas que também não sejam muito complicadas, pode ser um desafio.

O melhor lugar para começar, é prestar atenção as hashtags que estão sendo utilizadas por influenciadores do seu nicho.

Influenciadores são pessoas influentes em seu nicho online: YouTubers, blogueiros e celebridades.

Conclusão

As hashtags são, uma ferramenta de marketing subestimada. Mas agora você tem todas as informações necessárias para começar a usar as hashtags de rede social. Agora é só colocar em prática cada etapa desse guia!

Se você precisar de mais ajuda para criar ideias de hashtag, entre em contato! Adoraríamos ajudá-lo a criar a próxima hashtag viral!

Write A Comments