Dicas de Marketing Para Pequenas e Médias Empresas

Para descobrir como as empresas abordam o marketing, confira as principais dicas de marketing para pequenas e médias empresas e aplique no seu negócio.

1. Conheça seu público

pequenas e médias empresas

Ao considerar ideias de marketing para pequenas empresas, pense no seu público.

  • Quem são eles?
  • O que eles fazem?
  • Como você pode ajudá-los?

Sem dúvida, as personas de compradores são uma ótima maneira de definir seu público em termos de dados demográficos, responsabilidades e interesses.

Além disso, esse público pode ser usado para segmentar sua lista e personalizar melhor suas mensagens de vendas e marketing.

2. Você precisa gastar tempo em esforços de marketing

As pequenas e médias empresas devem estar a todo tempo construindo e fortalecendo sua posição no mercado. Desse modo, esse é um dos grandes motivos pelo qual você precisa investir seu tempo em marketing.

Mas as pequenas e médias empresas normalmente não tem tempo ou recursos para dedicar ao marketing, e é por isso que muitas não gastam o tempo necessário para que a campanha seja bem sucedida.

Para pequenas e médias empresas nessa situação, é essencial ter um plano de marketing estratégico que possa ser automatizado.

3. As pequenas empresas confiam nas redes sociais para expandir seus negócios

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A rede social é inegavelmente a tática número um usada para desenvolver uma pequena empresa.

Como praticamente todos os mercados-alvo usam alguma rede social diariamente, essa tática pode direcionar o tráfego para um site e engajar potenciais clientes.

Mesmo com tempo limitado, você pode usar as redes sociais para captar a atenção do público.

Pequenas empresas devem investir na rede social que seu público-alvo mais usa.

Publicidade no Facebook

Dois milhões de pequenas e médias empresas anunciam no Facebook, visto que a plataforma é uma maneira barata e eficaz de comercializar praticamente qualquer audiência.

Os anúncios do Facebook são excelentes em segmentação avançada. Eles permitem que você segmente um público específico com base na localização, interesses, idade, sexo, comportamento online e muitos outros fatores.

Criar anúncios no Facebook é muito interessante para as empresas.

4. Ter um site e usar táticas de SEO é mais eficaz para pequenas e médias empresas

As pequenas empresas acham que ter um website é uma tática eficaz de marketing digital e que o SEO também ajuda.

Sendo assim, ter um site otimizado é fundamental para as pequenas e médias empresas.

Portanto, as pequenas e médias empresas devem fazer disso uma prioridade, usando talentos e recursos para garantir um site otimizado de qualidade

5. O marketing de conteúdo ainda é rei

O marketing de conteúdo é o processo de criar e distribuir conteúdo valioso, relevante e consistente para atrair e reter um público claramente definido e, de fato, gerar uma ação lucrativa com o cliente.

Ao contrário da publicidade paga, o marketing de conteúdo se concentra mais em resultados de longo prazo. O retorno inicial tende a ser baixo, mas o crescimento sustentável e de longo prazo dos visitantes, leads e clientes pode levar o negócio além.

Para as pequenas empresas, é importante lembrar-se de escrever conteúdo que se alinha à jornada do comprador, porque, em última análise, esse conteúdo fará com que as perspectivas sejam convertidas.

O marketing de conteúdo não é fácil, no entanto, e exige que todos os elementos sejam bem feitos:

  • Conteúdo de qualidade
  • Tópicos relevantes
  • Otimizado para SEO
  • Otimizado para leitores
  • Criação e promoção de conteúdo consistente

Se você está considerando esta estratégia para o seu próprio negócio, certifique-se de que você tem o tempo e o capital necessários para começar sem ROI inicial.

Muitas empresas hoje em dia estão apenas desperdiçando recursos criando conteúdo medíocre, mas pequenas empresas que podem combinar escrever um bom conteúdo com base em insights de dados certamente terão sucesso.

6. Otimize seus e-mails

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E-mail marketing para proprietários de pequenas empresas é um negócio importante, mas complicado. Surpreendentemente, um ótimo conteúdo não garante que os destinatários abram seu e-mail. Existem, no entanto, formas de melhorar o envolvimento do público, as taxas de abertura e as taxas de conversões.

Certamente, a maioria das pessoas que visitam seu site não compram de você imediatamente. Portanto, capturar informações de contato para marketing adicional e “nutrir leads” é a melhor maneira de vender, e o e-mail continua sendo o canal de conversão mais alto para interagir com leads.

Benefícios do e-mail marketing

  • Baixo custo
  • Alcance global
  • Fácil de automatizar
  • Fácil de segmentar
  • Comunicação imediata
  • Fácil de configurar e executar
  • Fácil de rastrear e otimizar

Dicas de otimização para e-mail:

  • Primeiramente, verifique se o seu nome de remetente é reconhecível, preferencialmente um endereço comercial. Sobretudo, pense na linha de assunto do seu e-mail. O título diz ao leitor o que vem a seguir?
  • Em segundo lugar, suponha que o destinatário abra o seu e-mail. Seu conteúdo é otimizado para visualização em dispositivos móveis?
  • Além disso, seu conteúdo cumpre a promessa da sua linha de assunto? É visualmente atraente e fácil de ler?
  • E por fim, quanto ao seu call-to-action (CTA),  os destinatários sabem o que você quer que eles façam? É fácil para eles fazerem isso

7. Continue em frente

Esperamos que essas dicas de marketing para pequenas empresas ajudem a manter sua empresa funcionando perfeitamente.

Essa lista é um ótimo guia, mas não se limite apenas a essas ideias. Continue pensando em seus negócios e clientes à medida que eles mudam, crescem e evoluem.

Tem alguma dúvida de como implementar essas dicas de marketing na sua empresa? Entre em contato que ajudaremos você!