O que é blog? Um guia para entender seu conceito

Você sabe o que é blog? Blog é uma página virtual para compartilhar informações, assim como notícias e experiências pessoais, composta por textos, vídeos ou outros tipos de arquivos.

Os blogs podem ser utilizados de diversas formas, variando de acordo com o objetivo do autor ou dos autores. Entretanto, os usos mais comuns são:

  • Diários em formato online, em princípio, voltados para públicos diversos;
  • Como ferramentas de marketing digital para aumentar o tráfego em sites de negócios.

Geralmente é atualizado com frequência, desse modo, exibido em ordem cronológica (do mais para o menos recente).

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Por conseguinte, a maioria dos blogs permanece aberta para receber comentários de leitores. Essa interação – quando o autor responde as observações ou indagações – faz com que o público se aproxime e se identifique mais com o conteúdo.

Mas, indo além da permissão dada aos leitores para se expressar sobre a abordagem, é comum que nos artigos estejam inclusos links. Estes podem direcionar os indivíduos para outros blogs ou para vários tipos de mídias online.

Sendo assim, na tentativa de entender o que é blog, pode-se dizer que ele é uma evolução mais pessoal do jornal impresso. Estando inseridas na era da Internet, as pessoas, em vez de escrever suas impressões em uma folha, as publicam no site. Sendo assim, podem compartilhar informações com os usuários de todo o mundo.

Agora que explanamos um pouco os conceitos sobre o que é blog, podemos nos aprofundar mais no assunto. Leia até o final e confira este guia completo.

O que é blog e como se deu sua história

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Em uma definição mais técnica e tecnológica, o blog é derivado dos fóruns que permitiam “conversas”, bem como geravam “threads” de mensagens sobre o mesmo tema.

Essas ferramentas de comunicação tiveram início como uma extensão natural do aumento do uso de computadores. Entretanto, também surgiram por conta da criação das primeiras formas de interação na Internet, como:

  • Redes militares;
  • Redes científicas;
  • Redes acadêmicas do governo. 

Antes da World Wide Web (www), comunidades de pessoas interagiam nessas redes. As pessoas criavam conteúdos para si, do mesmo modo para outros indivíduos, armazenando essas informações em computadores que estavam conectados às redes. 

Antes de a sociedade saber o que é blog, consequentemente tornando-o popular, as comunidades frequentemente se comunicavam e compartilhavam ideias através de painéis de mensagens. 

O termo “newsgroups” foi cunhado para descrever muitas dessas áreas de discussão e compartilhamento de informações.

O surgimento da era blogueira

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Os primeiros blogs verdadeiros começaram a aparecer por volta de 1994 ou 1995, a principio, utilizados de forma a se tornarem diários de acesso aberto. Neles, os indivíduos compartilhavam atualizações sobre suas vidas, bem como:

  • Pensamentos pessoais;
  • Fatos sobre eventos relacionados a suas famílias;
  • Estudos acadêmicos;
  • Carreira;
  • Viagens;
  • Entre outros tópicos. 

Entre os primeiros escritores diários, estão Claudio Pinhanez, Justin Hall e Carolyn Burke. A mídia e o público só começaram realmente a perceber o conteúdo e documentar sua formação por volta de 1996 e 1997.

A data e o ano exatos do primeiro uso do termo “blog” ainda são debatidos pelos estudiosos. A maioria acredita que isso aconteceu em 1999, como o truncamento natural de uma descrição específica desse conteúdo, “web log” ou “weblog”, na forma abreviada. 

Existem diversas discussões acerca da pronúncia. Obviamente, o termo descreve um diário ou log localizado e acessível na World Wide Web. Com o passar do tempo, algumas pessoas pensaram que o “weblog” deveria ser pronunciado “nós blog” para nos referirmos a indivíduos que realizam a ação de blogar.

Blogs e Websites: qual a diferença?

Você pode ter entendido o que é blog, mas sabe em que ele difere de um site? A principal discordância entre seus conceitos é que blog tem um tipo específico de conteúdo exibido em páginas da Web em um site. 

A confusão geralmente ocorre porque indivíduos e representantes de empresas costumam usar os dois termos de forma intercambiável. Por exemplo, alguém pode dizer que eles visitaram o blog de um negócio quando, na verdade, o blog era apenas uma parte do site empresarial. 

As divergências também ocorrem porque as plataformas dedicadas inteiramente aos blogs criam uma impressão errônea. Sendo assim, imagina-se que essas plataformas também são o site principal.

Para ajudar a resolver tudo isso, lembre-se: na maioria dos casos, os sites são atualizados com novos conteúdos com menos frequência. Enquanto isso, os blogs geralmente recebem atualizações semanais, diárias ou até mesmo inferiores a uma hora. 

Websites de interesses pessoais individuais, biografias ou sites de negócios, normalmente só atualizam as notícias e o conteúdo do blog com essa frequência. Em seguida, adicionam novas páginas ou atualizam algum conteúdo conforme necessário. 

Os blogs também promovem discussões. Eles têm seções de comentários – como citado acima – criadas para conversas online sobre o nicho específico. É algo semelhante às seções de comentários fornecidas aos leitores pelas plataformas de mídia e outros editores em artigos na web.

Quem pode criar um blog?

Não precisa ser um especialista entender o que é blog e criar um. Basta ter conhecimento sobre os tópicos que o indivíduo deseja discutir e que goste de escrever.

No entanto, deve-se prestar atenção na forma em que se passam as informações. Isso porque a prioridade sempre deve ser o fácil e amplo entendimento dos seguidores.

O que é blog? Um mecanismo para melhorar posicionamento de empresas na web

Mais e mais empresas são incentivadas a entender o que é blog e incluí-lo em seu site. Isso porque considera-se que a ferramenta acima mencionada traz consigo uma ampla lista de vantagens, dentre as quais podemos destacar:

  • Contribui para aumentar o tráfego de visitantes e ampliar as vendas. E é através desse fluxo que a empresa torna seus produtos e serviços mais visíveis, bem como os benefícios que eles geram;
  • Da mesma forma, deve-se notar que ter blog faz com que a empresa em questão consiga uma posição melhor na Web;
  • O blog é um recurso que permite à empresa “anunciar” e promover na internet 24 horas por dia, 365 dias por dia;
  • É também uma ótima ferramenta para divulgar suas conquistas, conquanto, para que sejam expostos os reconhecimentos recebidos. Isso demonstra aos outros uma superioridade notável em relação aos seus concorrentes;
  • Dentre as vantagens, não podemos esquecer que é uma ótima maneira de a empresa auxiliar seus clientes ou potenciais clientes com soluções para seus problemas.

Como fazer renda com blog?

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Além de melhorar o tráfego do site, atualizando o conteúdo regularmente, indivíduos e empresas podem ganhar dinheiro com seus blogs. Mas como? Criando uma linha de confiança com os membros de seu mercado-alvo. 

Eles oferecem conteúdo que seu público acha interessante e útil e que, inegavelmente, também os estabelece como especialistas experientes. Os consumidores muitas vezes compram novos produtos e serviços somente de pessoas em quem confiam.

Eles também são mais propensos a serem clientes fiéis, por conseguinte, repetitivos a qualquer um que os envolva e forneça conteúdo valioso “gratuito”. 

Os consumidores que confiam em um empreendimento e em um site específico para obter as informações que precisam, são mais propensos a reconhecer uma marca. Sendo assim, acabam adquirindo os bens e até fornecem referências boca a boca sobre suas experiências positivas aos membros de suas redes sociais.

Essas referências, em seguida, muitas vezes levam a novos clientes e vendas futuras. Certamente, ao manter contato com membros de seu mercado-alvo por meio de seus blogs, os empreendedores podem:

  • Chamar a atenção para novos produtos e serviços;
  • Divulgar notícias sobre as próximas vendas, assim como das próximas ofertas.

Outras formas de ter rentabilidade com blog

Alguns donos de blogs ganham dinheiro:

  • Toda vez que alguém simplesmente clica em anúncios estáticos ou dinâmicos;
  • Com outros links incorporados em suas páginas de blog que acessam sites de parceiros afiliados;
  • Em forma de comissão, quando alguém compra um produto, bem como um serviço em um site parceiro depois de usar o link;
  • Vendendo os blogs.

Neste último caso, o sentido de o que é blog muda um pouco. Impreterivelmente, as vendas de blogs geralmente acontecem depois que tais ferramentas passam a receber um tráfego incrivelmente alto. Sendo assim, se tornam atraentes para um investidor, como uma maneira potencial para gerar dinheiro em alto volume. 

Algumas pessoas compram um blog apenas para que ele possa mesclá-lo com outro existente ou encerrar o site do blog inteiro. Principalmente, isso ocorre porque a concorrência provavelmente estava direcionando o tráfego para fora do próprio blog e/ou outros sites.

Existe a possibilidade de se conseguir emprego em um blog?

Essa possibilidade existe sim, uma vez que as empresas estão, a cada dia, mais digitais.

Desta forma, um gerente de RH pode fazer uma busca no Google pesquisando, por exemplo, alguém com referência em community management.

Assim, é possível encontrar um nome associado a um blog. As chances de ser chamado para uma entrevista de emprego serão bem maiores. Então, é algo a ser considerado hoje em dia.

Quais tipos existem?

Os mais específicos são:

Blog cooperativo

As empresas usam como ferramenta junto a uma estratégia de marketing na web para captar clientes, assim, vender seus produtos.

As pessoas buscam informações e o blogueiro tem que dar as respostas, sendo sempre a melhor solução para seus problemas e anseios. 

O blog cooperativo é uma ferramenta para diminuir as distâncias entre o cliente e a empresa. Entretanto, isso acontece quando se oferece suas habilidades sem nenhum custo.

Blog pessoal

Um blog pessoal é desenvolvido para que um indivíduo publique seus relatos para o mundo através da Internet. Faz isso sendo em formato de diário ou com textos aleatórios.

Normalmente focam um assunto específico, como por exemplo:

  • Tendências de modas;
  • Desafios, assim como a rotina de uma gestante;
  • Os melhores e mais procurados games;
  • Receitas de um chefe de cozinha renomado;
  • Restaurantes e bares mais badalados no momento;
  • Etc.

Não é utilizado por empresas, por ter cunho pessoal. Conquanto, pode ser um importante mecanismo para captar conhecimento de como compreender a forma que o público interage com o que você oferta.  

Blog de nicho ou temático

Entender o que é blog de nicho ou temático não é difícil. Ademais, trata de temas específicos, como por exemplo:

  • Música;
  • Cinema;
  • Problemas contemporâneos;
  • Esportes;
  • Etc.

O blog de nicho, em propósito, é utilizado para se gerar renda.

Que tipo de pessoas blogam?

Quase não existem limitações em relação aos tipos de pessoas que criam blogs. Assim, tais criadores, também conhecidos como “blogueiros”, vêm de todas as esferas das classes sociais e origens de todo o mundo. 

Uma vez que uma pessoa tenha acesso a ferramentas online que a ajude a criar conteúdo de páginas da web, ela pode montar um blog e promovê-lo para atrair leitores. 

Os blogueiros mais comuns, em princípio, incluem indivíduos que desejam simplesmente compartilhar informações pessoais. Inegavelmente, falam muito sobre si mesmos e/ou sobre seus interesses e hobbies mais ativos.

Algumas pessoas usam essa ferramenta para aumentar a conscientização sobre temas que consideram críticos. Portanto, a intenção é proporcionar o aprimoramento de outras. Em geral, os tópicos são relacionados a:

  • Notícias políticas nacionais, por fim, mundiais;
  • Organizações de caridade;
  • Questões de segurança, posto que o nicho é extensivo e abrangente;
  • Cuidados com animais de estimação;
  • Condições de doenças, em contrapartida, de saúde. 

As empresas, nesse interím, usam blogs para:

  • Melhorar a vida de seus clientes em geral, mas com foco em públicos-alvo;
  • Ensinar a como usar produtos/serviços com eficácia, mas também com segurança;
  • Chamar a atenção para suas especialidades em um determinado setor, mas com possibilidade de extensões variadas.

Quer ter um blog? Inspire-se!

Um blog fornece a um indivíduo ou empresa os meios para compartilhar todos os tipos de informações, assim como colher todos os tipos de recompensas de seus esforços. 

Blogs podem ser terapêuticos sozinhos ou duplicar o seu dever, pois ambos podem servir como saída social e gerador de dinheiro. 

Se você ainda não tem um blog, de certo, deve analisar alguns dos sites mais populares listados. Ou então, confira os blogs de suas celebridades, empresas ou associações de hobbies favoritos.

Entretanto, inspirando-se em ideias sobre o que é blog de sucesso e os elementos que o acompanham, não há segredos. Independente de sua intenção, com tantas ferramentas disponíveis, de certo que existe uma grande facilidade de criação. 

Se você tiver um diário online, mas não tiver promovido ou monetizado de acordo com as formas descritas neste guia, analise esses métodos e leve em consideração a ideia de transformar seu blog em um fluxo de renda secundário.

Em suma, depois de entender o que é blog, vai animar a dar o primeiro passo e criar o seu?