O que é marketing e quais os tipos?

Se você trabalha em uma função de marketing, provavelmente é difícil para você definir o que é marketing, mesmo que o veja e use todos os dias. O termo marketing é um pouco abrangente e variável para uma definição direta.

Mas em resumo podemos definir o que é marketing da seguinte maneira:

É o processo de levar as pessoas interessadas no produto ou serviço da sua empresa. Isso acontece por meio de pesquisa de mercado, análise e compreensão dos interesses do seu cliente ideal. O marketing pertence a todos os aspectos de um negócio, incluindo desenvolvimento de produtos, métodos de distribuição, vendas e publicidade.

Hoje, o marketing é conhecido como uma mistura avançada de estratégia e tecnologia, no entanto, nem sempre foi assim. Pois o marketing como o conhecemos começou com um começo humilde de simplesmente tentar vender bens e serviços.

Tentativas de realizar isso podem ser tão antigas quanto a própria civilização. Sendo assim, alguns acreditam que começou com a tentativa de apresentar mercadorias de certa forma para negociação. O esforço para desenvolver comunicações persuasivas para vender bens e serviços existe desde os tempos da China antiga e da Índia. Essa atividade pode não ter sido reconhecida como uma empresa de marketing na época, mas é onde a ideia começou a se desenvolver.

Tipos de marketing e definição

Definir o que é marketing pode parecer o mesmo em essência, mas existem muitos tipos diferentes. Claro, cada tipo oferece sua própria lista de prós e contras.

1. O que é marketing de afiliados?

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A internet introduziu uma série de caminhos para ajudar as empresas a divulgarem sua marca. Desse modo, os usuários são bombardeados com um grande número de anúncios praticamente em todos os lugares. Isso pode fazer com que sua mensagem seja distorcida ao longo do caminho. Felizmente, esse método dá às empresas uma chance melhor de serem notadas ao entrar em parcerias.

Nessa estratégia, as empresas pagam fontes confiáveis ​​para comercializar seus produtos e serviços em troca de uma taxa que é definida com base no desempenho. Sendo assim, o marketing de afiliados uma opção mais acessível em comparação com outras opções convencionais.

Amazon.com é talvez o exemplo mais bem sucedido desse tipo de estratégia. Sua campanha de sucesso tornou-se um modelo para outras empresas seguirem.

2. O que é marketing de parceria?

Também conhecido como marketing de afinidade, ele gira em torno da criação de parcerias estratégicas mutuamente benéficas entre dois negócios.

Onde duas ou mais marcas colaboram através de campanhas de marketing estratégicas para ajudar umas às outras a alcançar seus objetivos. É onde uma marca primária tem o produto ou serviço ideal para complementar uma marca secundária; utilizando públicos-alvo para melhorar sua proposição de valor .

3. O que é marketing de emboscada?

Trazendo à memória, o Oscar de 2014 teve muitos destaques. Quando Ellen DeGeneres pediu algumas tortas para entreter celebridades convidadas no Oscar, ela provavelmente não tinha ideia de que aquelas caixas de pizza estariam impressas com enormes logos da Coca-Cola nas laterais, quando, na verdade, a Pepsi era a patrocinadora oficial do evento. E não terminou aí. Fotos dessas caixas de pizza foram retweetadas milhares de vezes, recebendo toneladas de publicidade para a marca. E é exatamente isso que trata a emboscada.

Em termos mais simples, o marketing de emboscada é a prática de sequestrar ou cooptar a campanha de outro anunciante para aumentar a conscientização de outra empresa ou marca, geralmente no contexto de patrocínios de eventos.

4. Marketing analítico

Hoje, as empresas perceberam a importância de acompanhar as preferências do cliente online. Isso envolve a coleta contínua de dados em seus checkins, retweets e curtidas em plataformas de redes sociais. Então, você também pode fazer isso usando uma infinidade de ferramentas para ficar de olho nos consumidores e com que frequência eles visitam o site da sua empresa.

As técnicas analíticas de marketing são mais eficazes para os consumidores com experiência em tecnologia que se inscrevem em listas de marketing por e-mail e escolhem os tipos de informação que desejam receber.

Os clientes que não estão conectados digitalmente também podem ser usados ​​para marketing analítico, mas não é tão fácil rastrear suas preferências e hábitos

marketing analítico

O analítico funciona melhor se você oferecer boletins informativos, listas de e-mail ou programas de fidelidade do cliente. Isso lhe dará a chance de coletar informações sobre seus consumidores e gera um extenso banco de dados online. Mas esta informação pode, por sua vez, ser usada para elaborar listas organizadas e elaborar campanhas eficazes para atender às necessidades dos clientes.

Entre os muitos tipos diferentes de marketing, esse tipo funciona melhor se seus clientes tiverem conhecimento de tecnologia e estiverem dispostos a responder a informações relevantes para ajudá-lo a melhorar seus serviços.

5. O que é marketing de marca?

A marca de uma empresa se estende muito além de suas capacidades. De fato, trata de algo muito mais significativo, representa a identidade de mercado da empresa, quem são, qual é sua missão e outros aspectos importantes.

A maioria das empresas já entende a importância de trabalhar no posicionamento da marca.

6. B2B

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O business to business está entre os tipos mais populares encontrados hoje. Ocorre quando uma empresa comercializa seus produtos e serviços para outra empresa. Por exemplo, empresas que fabricam instrumentos cirúrgicos provavelmente comercializam seus produtos para médicos e cirurgiões.

Em essência, o B2B mais ou menos gira em torno dos mesmos princípios do marketing de consumo, embora seja executado de uma maneira diferente, talvez mais sofisticada (porque você está direcionando às empresas em oposição aos consumidores).

Para melhores resultados, o B2B começa tentando construir relacionamentos significativos para garantir os consumidores de longo prazo. Isso pode variar de pequenas empresas familiares ou grandes corporações.

O B2B é tipicamente empregado por empresas que oferecem produtos que não oferecem muito uso prático a consumidores comuns. Isso inclui empresas que vendem aço ou outras matérias-primas, como borracha. Em vez disso, esses produtos são comprados por outras empresas.

7. B2C

B2C envolve práticas e táticas necessárias para vender ou promover produtos para os consumidores. Ao contrário do B2B, o B2C se concentra em invocar uma resposta emocional de potenciais consumidores.

Os profissionais de marketing percebem que o segredo para o sucesso aqui é elaborar uma campanha que atenda à mentalidade do consumidor. O B2C envolve muitas vezes a oferta de desconto ou é iniciado através de publicidade direta ou outros métodos. Por causa disso, os profissionais de B2C tentam converter seus clientes curiosos em compradores da melhor maneira possível.

8. O que é Marketing B2P?

Business to People é um conceito relativamente novo que envolve a compreensão do seu público e, em seguida, modifica sua estratégia para se adequar a esse público específico. Vale a pena notar que nem todos os públicos-alvo são os mesmos, é por isso que as empresas precisam frequentemente encontrar maneiras de reinventar suas estratégias de marketing.

Esse tipo se concentra em segmentar indivíduos únicos que são frequentemente negligenciados na segmentação de mercado em uma campanha B2C. Então, as empresas que usam uma abordagem de marketing B2P veem seus consumidores como pessoas individuais com diferentes gostos, expectativas e desejos.

9. O que é Buzz Marketing?

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Já ligou para um amigo para falar sobre um novo restaurante na cidade? Se sua resposta for sim, então você provavelmente contribuiu para o buzz marketing. Mas ao contrário das formas convencionais, o buzz visa criar um hype, induzindo drama e emoção. Isso também gera antecipação sobre um produto.

Esse tipo é incrivelmente eficaz em divulgar um novo serviço ou produto.

10. Marketing de call center

Já recebeu uma chamada peculiar de um cara tentando vender coisas por telefone? Então, isso é o que o marketing de call center é. Esse tipo ocorre quando uma empresa emprega uma empresa especializada para chamar clientes em potencial.

Profissionais experientes aproveitam o tempo para encontrar maneiras de manter relacionamentos com clientes ou criar novos. É importante notar aqui que esse tipo oferece às empresas uma vantagem, colocando sua marca bem na frente dos clientes.

11. O que é Marketing de conteúdo?

Hoje, o marketing de conteúdo é uma das formas mais populares e eficazes de distribuir conteúdo com o objetivo de impulsionar ações positivas. Isso normalmente incorpora uma estratégia de longo prazo para fornecer informações de valor agregado, em vez de vender algo para o público primeiro.

Ao contrário de outras formas, o marketing de conteúdo usa uma abordagem de venda flexível. Na verdade, os consumidores dificilmente serão capazes de dizer que é marketing. Ao publicar conteúdo de qualidade e útil, as empresas basicamente adotam uma abordagem de dar e receber na esperança de reter e atrair novos clientes para seus negócios.

As campanhas de conteúdo geralmente envolvem a geração de boletins informativos para informar os consumidores sobre as tendências do setor e novos produtos ou a criação de uma conta de rede social ou blog para postar conteúdo relevante e perspicaz.

12. O que é Marketing de Conversão?

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O marketing de conversão visa converter o maior número possível de espectadores ou clientes em potencial usando táticas especializadas. Para marketing online, cada visitante já é um cliente de alto valor, pois se deparou com seu site por meio de mecanismos de pesquisa e está interessado no que você está vendendo.

13. O que é Marketing Digital?

A maioria das pessoas não faz um bom trabalho descrevendo o marketing digital quando o termo é realmente fácil de definir. O marketing digital envolve produtos e serviços de marketing usando técnicas digitais ou dispositivos eletrônicos.

O que é surpreendente é que esse tipo usa métodos offline e online para fazer o trabalho. Devido à sua eficácia, muitas marcas estão caminhando para técnicas de marketing digital. Afinal, as pessoas passam incontáveis ​​horas na frente do computador ou de outras plataformas digitais.

14. Marketing Direto

Agora, esta é talvez uma das formas mais tradicionais de marketing por aí. Como o nome indica, o marketing direto usa várias maneiras de vender produtos e serviços diretamente, em vez de confiar nos varejistas. Isso pode ser feito usando vários canais, incluindo e-mail, distribuindo folhetos e catálogos.

As técnicas de marketing direto geralmente incluem um “call to action” específico. Algumas técnicas populares incluem:

  • Envio por e-mail
  • Mensagens de texto
  • Catálogos de pedidos por correspondência
  • Telemarketing
  • Comerciais de TV
  • Cupons

15. Email Marketing

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Uma lista de e-mails talvez seja seu bem mais valioso como marca. Além de impulsionar as vendas e aumentar o tráfego, uma lista de e-mails protege sua empresa contra a mudança de algoritmo, diminuindo as classificações dos mecanismos de pesquisa e outras mudanças imprevisíveis online.

Com uma extensa lista de e-mail, você pode efetivamente comercializar ou promover seus produtos e serviços. Acima de tudo, permite que as marcas se aproximem e se familiarizem com os consumidores e desenvolvam relacionamentos significativos.

Essencialmente, é praticamente o mesmo que o marketing direto, exceto a única diferença é que você não estará promovendo sua mensagem usando o serviço postal, em vez de correio eletrônico. Quase todos os tipos de empresas, grandes e pequenas, estão usando esse tipo para manter contato com seus consumidores.

16. Marketing viral

Já viu conteúdo que se espalha mais rápido que a velocidade da luz? Bem, isso é marketing viral eficaz. O objetivo é fazer com que sua campanha ou produto se espalhe como um incêndio. Por causa disso, o objetivo é aumentar exponencialmente a notoriedade da marca a uma velocidade alarmante. É importante observar aqui que, embora as campanhas de marketing viral não durem por longos períodos de tempo, elas certamente realizam o trabalho.

Por que o marketing é importante

O marketing não é simplesmente uma parte importante do sucesso do negócio, é o negócio. Tudo o mais no negócio depende de marketing.

O marketing é de importância vital para qualquer negócio. Ou seja, é um processo comercial importante, no qual você informa, atrai e convence as pessoas de que seus produtos ou serviços são valiosos para eles.

Sem o marketing, muitas empresas deixariam de existir. Você poderia ter o produto ou serviço mais incrível, mas se ninguém sabe que existe ou entende o valor, você não fará uma única venda. É importante que você use o marketing para promover seu negócio, marca e ofertas. Para mais informações entre em contato com a Ideacorp.