Como uma pequena empresa, você não tem um grande orçamento de marketing. Então como você pode fazer a prospecção de clientes com pouco dinheiro?
Com os novos canais de marketing digital, as pequenas empresas tem mais acesso a ferramentas de marketing rentáveis e rastreáveis.
O que é prospecção de clientes?
A prospecção de clientes consiste em identificar potenciais clientes, também conhecidos como prospectos. O objetivo da prospecção é encontrar clientes prováveis e então se comunicar com eles para convertê-los de cliente em potencial em cliente atual.
Confira algumas ideias para alcançar novos clientes na Internet.
1. Inicie um blog
A publicação de postagens úteis oferece uma maneira fácil de mostrar sua experiência e trabalhar a prospecção de clientes quando eles procuram respostas online.
Sendo assim, os blogs são uma ótima maneira para as pessoas descobrirem mais sobre sua empresa e os produtos e serviços que você oferece.
Pense em algumas idéias de postagens de blog e pergunte a alguns clientes se eles gostariam de contribuir com sua perspectiva.
Há uma boa chance de que eles fiquem empolgados com o envolvimento, e assim que o post deles for publicado, eles estarão ansiosos para compartilhá-lo com seu próprio público.
2. Organize um concurso de fotos
Ninguém gosta de perder algo divertido. Se você incentivar seus clientes atuais a compartilhar fotos de si mesmos aproveitando uma experiência, seus amigos logo procurarão o produto/serviço.
Esta é uma ótima maneira de fazer a prospecção de clientes. Crie um concurso oportuno que seja fácil para as pessoas participarem.
3. Escreva uma pesquisa ou enquete
Fazer a prospecção de clientes geralmente começa com o entendimento de seus clientes atuais.
Portanto, descubra como a maioria dos seus clientes descobriu você e quais produtos, serviços ou tópicos eles estão mais interessados.
Você pode escrever uma pesquisa ou enviar uma pesquisa rápida para entender melhor seus interesses e comportamento e a partir disso, você pode aplicar estratégias de acordo com as pesquisas e enquetes realizadas.
4. Peça referências
Referências boca a boca são algumas das formas mais eficazes de agir para a prospecção de clientes.
Sua rede existente pode ser o melhor lugar para se alcançar, já que a boa palavra deles ajudará a aumentar sua base de clientes.
Portanto, desenvolva um grupo principal de clientes que possam fazer referências. Esse público deve ser pessoas que se conectem o máximo possível dentro de seu mercado alvo.
5. Ofereça testes gratuitos
Outra tática prática de prospecção de clientes é oferecer uma avaliação gratuita do seu produto ou serviço.
Os testes gratuitos são uma ótima maneira de comercializar, pois atraem novos clientes e obtêm boas críticas e depoimentos.
Eles também permitem que você obtenha mais feedback sobre novos produtos e, em seguida, faça melhorias onde for necessário.
Ao oferecer avaliações gratuitas, você pode mostrar as pessoas o valor do que você tem a oferecer e assim poderá convertê-las em clientes que retornam mais tarde.”
Faça isso, ofereça um ótimo serviço e você poderá conseguir a prospecção de clientes.
Conclusão
Confiar em poucos clientes pode deixá-lo vulnerável, mas fazendo um esforço para trazer novos negócios, você reduzirá seu risco de fracasso e expandirá seus negócios de maneira sustentável.
O processo é simples, aplique essas dicas e ganhe novos clientes!