Publicidade nativa: o que é e o que não é!

Publicidade nativa é a utilização de propagandas pagas que correspondem à:

  • Aparência;
  • Funcionalidade;
  • Função dos formatos de mídia em que aparece.

As publicidades nativas são frequentemente encontradas em redes sociais, bem como em conteúdos recomendados em páginas da web.

Ao contrário de um anúncio gráfico ou banner, essas propagandas não parecem com anúncios. Portanto, elas parecem parte dos fluxos editoriais da página. 

O ponto chave da propaganda nativa é que ela expõe o leitor ao conteúdo sem se destacar explicitamente.

Como se dá uma publicidade nativa?

  • Anúncios “no feed” – Anúncios que aparecem em seu feed nas mídias sociais (por exemplo, o feed do Twitter ou Facebook);
  • Pesquisas e listagens promovidas – As listagens de anúncios vistos nas partes superiores dos resultados da pesquisa do Google, assim como nas barras laterais;
  • Recomendações de conteúdo – Artigo recomendado que aparece abaixo do que se acabou de ver. Assim, são ofertados por plataformas para descoberta de conteúdos.

Como saber se publicidades nativas são um anúncio ou não?

Esse é um grande enigma das publicidades nativas. Desse modo, o anúncio nativo parecer com conteúdo normal. Ao invés de gráfico, os leitores poderão não perceber que estão consumindo um anúncio pago. De fato, isso afeta a neutralidade do editor.

Por exemplo… Imagine que você deu um clique no artigo “Os dez melhores destinos em trilhas na América do Sul”. Isso te levou a uma postagem em um determinado blog. Não é a mesma coisa que ler um artigo em um site conhecido, certo? 

Afinal, esse blog está pagando ao editor pelo clique. As autoridades de proteção ao consumidor têm dificuldade em regular a utilização das propagandas. Conquanto, elas precisam dar a garantia que consumidores não sejam enganados. 

Embora as publicidades nativas sejam integradas ao site, geralmente você pode ver que é um anúncio através de sinais óbvios.

Por que os anunciantes online cada dia mais recorrem à publicidade nativa?

Trabalhos com propaganda nativa

Os consumidores veem anúncios nativos 53% mais que o anúncio gráfico. Essas propagandas geram cerca de 18% de aumento nas intenções de compra. Mas, o engajamento visual dos anúncios é o mesmo, até mais que o conteúdo editorial original.

Publicidade nativa evita a fadiga da propaganda

Fadiga da propaganda é o que ocorre quando o público fica entediado ao ver anúncios. Depois de certo tempo, ele simplesmente para de dar retorno. 

Publicidade nativa é a exibição da marca envolta em conteúdo editorial, para que não canse o público. Desde que o conteúdo seja interessante e relevante, isso vai atrair a atenção. Caso contrário, não.

Os consumidores entendem que anúncios nativos pode ser uma maneira de publicidade, só que não se importam

Estudos comprovaram que a propaganda nativa não engana ninguém. Os consumidores entendem que estão diante uma maneira de fazer propaganda. No entanto, anúncios nativos ainda têm um significativo efeito no comportamento das compras.

O impacto da publicidade nativa

Algo fundamental que você deve ter em mente ao criar uma propaganda nativa é que qualquer título e/ou conteúdo não é mais válido. Aqui, a relevância aplicada nos anúncios promovidos nesse tipo de publicidade desempenham um papel fundamental.

Não esqueça que essa forma de publicidade integra seu anúncio ao formato médio em que está sendo exibido. Um dos objetivos principais é que o usuário perceba o conteúdo como algo complementar ao texto que já está sendo lido.

Ninguém gosta que as pessoas fiquem “empurrando” vendas, pelo contrário. Quando se toma a decisão de comprar, um dos principais fatores que levam a esse momento é o sentimento de poder que se sente ao escolher. 

Portanto, a publicidade nativa deve ser focada no usuário. Empatia, primeiro com o usuário da Internet, entendendo quais são suas necessidades. Por conseguinte, é que se pode oferecer o produto e/ou serviço. Ou seja, é preciso conquistar a confiança do cliente em potencial.

É por esse motivo que a relevância desempenha um papel fundamental na publicidade nativa. Embora o primeiro contato com a marca não resulte em uma compra ou em qualquer outra ação promovida, todo o processo é bastante importante.

Como um bom conteúdo, o conteúdo que agrega valor sempre permanecerá na memória de seus leads. Isso pode se traduzir em vendas no futuro. Ou seja, com a publicidade nativa você está criando uma marca.

Um fato é bastante revelador. Segundo algumas pesquisas realizadas, 53% dos usuários são mais atraídos pela propaganda nativa do que pelos meios mais tradicionais dos anunciantes. 

Essas informações revelam que os internautas querem publicidade, mas com qualidade e sem ser intrusiva. E é isso que a propaganda nativa alcança. Ela proporciona uma experiência agradável ao usuário com conteúdo de qualidade, bem como a confiança de comprar o melhor produto.

Os benefícios da propaganda nativa

Você já conhece o impacto que as publicidades nativas têm para usuários. Portanto, agora é preciso conhecer os benefícios empresariais.

Melhor segmentação de mercado

Por meio do anúncio nativo, é possível obter o público interessado em seu produto e/ou serviço. Essa é uma vantagem importante, uma vez que não se precisa investir muito dinheiro em suas campanhas publicitárias.

Assim sendo, são os próprios usuários que vão à até a empresa. Sem dúvida, é uma fonte de tráfego muito interessante, além de econômica.

Melhores experiências para o usuário

Lembre-se que, com publicidade nativa, você não interrompe a leitura do usuário dentro do site que inclui seu anúncio. Portanto, é ele quem decide acessar seu conteúdo.

Isso tem consequências muito positivas, especialmente, fortalecendo a reputação da marca. Além disso, se o usuário achar que você excede suas expectativas, talvez seja interessante compartilhar nas mídias sociais.

Portanto, é mais fácil desencadear uma resposta viral com publicidade nativa do que com a maneira tradicional de publicidade.

Você conhece melhor o seu destino

Uma vantagem muito interessante da propaganda nativa é a informação que ela fornece continuamente. Permite analisar as diferentes reações dos usuários ao conteúdo que você publica. Isso te ajuda a melhorar suas estratégias de comunicação, o que a tornará ainda mais eficaz.

Fortaleça seu funil de vendas

Não esqueça que os objetivos da publicidade nativa não são a venda direta de seus produtos e/ou serviços. Você deve focar o anúncio nativo na atração de usuários que começam a mostrar interesse em sua marca. Faça isso por meio de conteúdos atraentes e que lhes dão valor.

Portanto, uma boa maneira de focar nesse tipo de publicidade é vê-la como uma maneira de criar públicos-alvo. É com esse público que você pode fazer campanhas de redirecionamento.  Assim, os usuários se orientarão no caminho para se tornarem clientes fiéis da sua marca.

3 exemplos dentro da publicidade nativa eficazes hoje em dia

Existem várias maneiras de fazer publicidade nativa. Mas, no final, sempre existem algumas que são muito eficazes. Isso porque suas estratégias de marketing são muito bem definidas.

A seguir, vamos mostrar três exemplos de como fazer essa propaganda funcionar.

1. Conteúdo de marca

É a forma de publicidade nativa bastante utilizada recentemente, principalmente em redes sociais como o Instagram. Consiste na elaboração de um conteúdo por um influenciador, uma vez que publica e divulga seu relato na conhecida rede social. Mas este deve ser patrocinado pela marca.

Por conseguinte, outra maneira muito comum de criar conteúdo de marca é através de uma postagem patrocinada. Por exemplo, em uma mídia, você pode publicar conteúdos que falem sobre seus serviços.

Não se esqueça que não pode mencionar a venda direta. Um exemplo que funciona muito bem é aproveitar os produtos que você vende para criar um guia de compras.

Essa maneira de fazer publicidade nativa é muito eficaz porque você está construindo confiança. Conquanto, está fazendo isso através de uma pessoa influente ou de meios de comunicação em que muitas pessoas já confiam.

2. Anúncios nativos gráficos

Essa publicidade nativa é 100% adaptada ao ambiente em que aparece. É mostrada através de mecanismo de busca, aplicativos ou blogs. E embora a legenda de “conteúdo patrocinado” apareça, não é intrusiva para o usuário, pois não dificulta a leitura do site.

A maneira como se cria anúncios gráficos pode ser promocional. Entretanto, pode também direcionar o leitor para um local onde o conteúdo está.

3. Anúncios de conteúdo

Aqui você mostra sua propaganda como conteúdo patrocinado por sua marca em outro blog ou mídia editorial. Entretanto, é importante que você considere a inclusão dessa publicidade na mídia do seu setor.

E o objetivo desses anúncios de conteúdo não é outro senão atrair leitores para o seu site com o objetivo de convertê-los em leads. Nesse pacote, você pode implementar estratégias de criação, para que todos continuem a conhecê-lo e passe para a próxima fase do seu funil de vendas.

A próxima etapa: publicidade nativa programática

Uma coisa é veicular propaganda nativa para o seu público. Mas outra coisa é veicular anúncios segmentados para um consumidor específico em escala e tempo real. 

É assim que se dá as publicidades nativas programáticas, o que leva a propaganda a campos completamente novos. A PNP permite que empresas, bem como marcas otimizem o ROI da publicidade nativa utilizando um leilão programático dos anúncios nativos através do RTB (Real Time Bidding).

Publicidade nativa programática simplificada

O anúncio nativo é criado por meio de vários elementos dos metadados, por exemplo:

  • Um título;
  • Uma imagem de miniatura;
  • Um URL de conteúdo ou texto descritivo;
  • Entre outros.

Com a publicidade nativa programática, um usuário faz a visita a um site, uma vez que pode criar espaço para uma impressão de publicidade. O SSP (Supply Side Platform) envia solicitações dos lances no nome do editor. 

A plataforma DSP (Digital Signal Processor) dá a resposta não só com as métricas dos metadados, mas com ofertas no nome do anunciante. A partir dos metadados, o SSP seleciona a oferta vencedora. Assim, configura instantaneamente a propaganda nativa por meio de um design de modelo para caber no aplicativo ou site. 

Todo esse processo ocorre em uma fração de segundo, mas não mais que isso. Com a plataforma programática, as publicidades nativas podem obter respostas mais específicas para cada usuário em tempo real, uma vez que isso traduz em maior envolvimento e maiores conversões.

Práticas recomendadas dentro da publicidade nativa

Os profissionais do marketing de conteúdo estão se voltando cada dia mais para a  publicidade nativa. Por certo, esta é uma maneira de conteúdo pago que é inerentemente ininterrupta.

Alguns especialistas afirmam que existem não só certas tendências, mas também práticas bastante recomendadas. Vamos ver quais são as principais prioridades.

Obtenha cliques e impressões importantes

Primeiramente, esforce-se para afastar quase totalmente os anúncios nativos In-stream no YouTube. Há retornos interessantes na mudança de orçamento para os recursos de descoberta dessa rede. Ou seja, os anúncios exibidos nos resultados da pesquisa, ao lado dos outros vídeos e na página inicial do celular. 

É fato que se obtém mais valor com gastos em publicidade, pois se mostra vídeos aos usuários que optam por clicar neles. Em relação às redes de descoberta de conteúdo, é possível notar também uma mudança em direção à qualidade e relevância. 

Por exemplo: caso esteja lendo resenhas de filmes, verá um “conteúdo sugerido” realmente bom sobre filmes e atores. Os editores jamais brincam com conteúdo de spam, pelo menos não nos sites de alta qualidade.

Tem pessoas que simplesmente tentam obter tráfego com o único objetivo de exibir anúncios para esses visitantes. Assim sendo, o Google acabará penalizando por ter um site de baixa qualidade.

Use podcasts para gerar conversões

Melhores resultados podem ser obtidos ao trabalhar para criar interesse, mas não interrupção. Por conseguinte, o objetivo deve ser trabalhar apenas com canais alinhados aos seus serviços.

É possível conquistar clientes em sites com conteúdo diferente do que se vende, mas eles são clientes de curto prazo. 

Os clientes mais rentáveis ​​e a longo prazo são aqueles que não são “interrompidos” com o marketing nativo. Em vez disso, cria-se “interesse”, pois o que eles já estão lendo ou ouvindo está 100% relacionado aos seus serviços.

Definitivamente, depois de experimentar vários canais, a melhor conversão é gerada por meio de podcasts. Assim, o locutor insere a mensagem de marketing de maneira natural e orgânica. Surpreendentemente, esse canal gera uma conversão 37,2% melhor do que todos os outros canais.

Crie conteúdo de vídeo de alta qualidade

Uma das melhores estratégias é de publicidade nativa concentrada em conteúdo de alta qualidade. Produzir conteúdo relevante que educa e diverte pode ser muito eficaz. Isso é capaz de criar um longo prazo relacionamento com o cliente, mas muito mais do que uma simples venda difícil.

Um dos formatos mais bem-sucedidos de propagandas nativas é, em suma, o vídeo. Vê-se taxas de cliques próximas de 5%, o que demonstra o verdadeiro valor desse conteúdo.

Você tem certeza de que tipo de publicidade nativa aplica em suas campanhas de marketing? Se acaso você tiver dúvidas sobre a eficácia em seus diferentes formatos, coloque-se nas mãos de uma empresa competente. Certamente ela poderá fazer muito pelos seus negócios.