Tendências de Marketing B2B Que Impulsionam os Negócios

Você quer crescer seu negócio usando novas e melhores tendências de marketing B2B?

No cenário competitivo, especialmente no espaço B2B, é de suma importância manter-se atualizado com as tendências para maximizar seu poder de vendas e seu alcance.

Neste post você pode conferir o que realmente impulsiona o crescimento e como as tendências de marketing B2B expandirão seus negócios a novos patamares.

Mas primeiro, você sabe o que é marketing B2B?

O que é marketing B2B?

Se você ainda não sabia, B2B significa business to business. É um negócio que trabalha diretamente com outro negócio, não com o público em geral.

Assim como o marketing B2C (business to consumer), você precisa de uma estratégia de marketing B2B para aumentar sua base de clientes e fechar vendas!

Construindo uma estratégia de marketing B2B

Ao criar uma estratégia de marketing B2B, comece com o seu funil de vendas. Como uma empresa B2B, você pode ter vários funis de vendas diferentes. Talvez você esteja segmentando setores diferentes e personalizou seus funis para cada um deles.

Qualquer que seja o seu funil de vendas ou funis, é crucial mapear seu ciclo de vendas e como ele se relaciona com a jornada de compra de seus clientes.

Digamos que o primeiro passo no seu funil de vendas seja um blog. Neste estágio, você está construindo o conhecimento da marca.

Um blog ajuda a responder às perguntas de seus clientes e gera confiança com eles. O blog é muitas vezes negligenciado pelas empresas, mas esta é uma maneira fácil de construir um público fiel.

Durante o processo de compra, seus clientes em potencial terão dúvidas sobre sua empresa. Mostre a eles que você é uma fonte respeitável através do seu blog e, em seguida, continue produzindo conteúdo excelente que atrairá seus clientes e os levará para a próxima parte do funil. Depois de estabelecer confiança, você poderá gerar leads.

Com cada estratégia de marketing B2B, sua prioridade deve ser a geração de leads.

Geração de leads B2B significa obter os clientes que podem estar interessados ​​em aprender mais. Este é o componente mais importante de uma estratégia de marketing B2B.

Mas os leads não começam como leads. Eles começam como completos estranhos. Você vai atraí-los até que eles se tornem visitantes e depois convertê-los em leads!

Depois de obter esses leads, você os converterá em seu funil de vendas e, eventualmente, eles se tornarão clientes e depois defenderão sua marca.

1. O objetivo deve ser específico

O objetivo deve ser bem definido e bem pensado para que você possa elaborar um plano. Isso não significa necessariamente que todos os objetivos devam ser pequenos, mas precisam ser alcançáveis.

2. O objetivo deve ser mensurável

Deve ter um período de tempo, uma escala contável ou algum tipo de métrica. Assim, em vez de “Eu quero impulsionar o crescimento dos negócios”, você deve dizer: “Até o final deste trimestre, vou ganhar [X] leads através do método [Y]”. Ou seja, você deve criar uma meta específica e mensurável, adaptando ao seu negócio e indústria.

Por fim, agora que você definiu seu objetivo, o próximo passo é descobrir como agir e implementar as estratégias para chegar lá.

3. Adapte sua estratégia

estratégias de marketing

Assim como você e sua empresa, sua estratégia de marketing precisa ser única. Se o marketing fosse de tamanho único, então não haveria concorrência no mercado e estaríamos sem negócio.

É por isso que é importante encontrar o que funciona para você, em seu mercado específico. Afinal, essas são tendências inteligentes de marketing B2B.

Isso significa que eles precisam ser adaptados ao seu negócio e acompanhar as tendências em constante mudança no mundo do marketing.

4. Identifique seu público

Tem certeza de que sabe quem é seu público? A diferença entre B2C e B2B é que o público B2B é muito menor. Eles são mais lógicos em suas compras. E eles colocam muito mais peso nas relações pessoais com outras empresas.

Talvez a maior diferença seja que os clientes B2B são compradores de longo prazo que dependem de seus serviços para operar de maneira sólida.

A melhor maneira de identificar seu público é criar personas de comprador.

Levando tudo isso em consideração, seus objetivos devem ser de construir relações de confiança com outras empresas apresentando valor e lealdade.

5. Trabalhe na construção da sua marca

estratégias de marketing

Talvez uma das estratégias mais eficazes para expandir seus negócios e que tenha mais impacto e longevidade seja a construção de sua marca . Não necessariamente o seu negócio, mas a sua marca.

Pessoas e empresas gostam de se sentir pessoalmente conectadas com quem estão conduzindo negócios. Eles querem conhecer sua história. Eles querem saber os valores da sua empresa.

Mesmo que o seu negócio venha de origens humildes, as pessoas adoram ouvir histórias de sucesso e querem elevar os negócios que pensam como você.

Adote as táticas B2C e conte uma história. Evite o jargão excessivamente técnico da indústria e a escrita densa, em favor de dizer sucintamente a seus clientes qual é o seu valor e como você pode ajudá-los.

Todo compromisso que você faz é uma oportunidade de vender sua marca, então mantenha-a leve.

O objetivo é se deparar com uma marca acessível, que produz conteúdo que ressoa com o público e agrega valor ao educá-lo em seus negócios.

Queremos ajudar você a crescer

Na Ideacorp, sabemos que cada pequena empresa tem uma história incrível e inspiradora por trás disso, e queremos ajudá-lo a compartilhá-la. Oferecemos diversos serviços de marketing para ajudar a expandir seu alcance e aumentar a exposição em seu setor.

Acreditamos que cada empresa é única e merece uma abordagem personalizada para sua estratégia de marketing.

Entre em contato conosco e podemos discutir como podemos implementar tendências de marketing inteligentes para divulgar sua história.