Tipos de Sites Mais Indicados Para Seu Negócio

Existem diferentes tipos de sites que as empresas usam para atrair seus clientes e atender a uma finalidade específica. Desde sites estáticos que servem o único propósito de passar informações até os sites de comércio eletrônico mais responsivos.

Desde a aparência da sua página inicial até sua página de contato, seu site deve ser bem articulado para melhorar a experiência do usuário.

Você pode ter contratado a melhor agência de marketing online para ajudá-lo a elaborar o plano de marketing perfeito para atrair mais clientes. Mas pode haver uma coisa básica que você pode ter esquecido. Descobrir qual o estilo de site ideal para seu negócio.

Através deste artigo, pretendemos educar os proprietários de empresas sobre diferentes tipos de sites que podem se adequar aos seus negócios e melhorar as vendas.

Você pode estar pensando: “o que eu preciso saber sobre tipos de sites?” Seu site é apenas um par de imagens, uma cópia interessante e uma página de contato, e está funcionando muito bem, certo?

Se é isso que você estava pensando, você não poderia estar mais errado. Pois você pode estar perdendo o potencial que um novo estilo de site pode lhe trazer.

Site é uma necessidade?

Se você está iniciando um novo negócio ou renovando uma marca antiga, não pode negar que seu site é uma necessidade. Websites possibilitaram transações de comércio eletrônico com o clique de um botão.

Nossa equipe tem experiência na criação de designs de websites personalizados com base no tipo de empresa que eles atendem. E isso é provavelmente onde você deve começar de qualquer maneira.

Por que você precisa de um site?

Estudos recentes mostram que cerca de 88% dos consumidores pesquisam um produto ou empresa online antes de tomar uma decisão de compra. Isso mostra o escopo do motivo pelo qual os proprietários de empresas dedicam amplos recursos à criação do site. E estilos de sites estão no centro disso.

Sendo assim não é segredo que as preferências dos consumidores estão mudando de lojas de tijolo e cimento para lojas online.

Vivemos em um mundo onde os telefones celulares, laptops e tablets podem executar tarefas com muito mais eficiência do que o esperado.

Essa tendência crescente forçou os donos de empresas a ter uma forte presença online. Assim, algumas empresas optaram por ser totalmente digitais, eliminando sua loja física e vendendo apenas online.

Com isso em mente, pense no site de sua empresa como uma sala online para exibir seus produtos e comunicar seus recursos.

Então, em vez de ter sua sede em um shopping de varejo, você agora tem na forma de um site online. Onde seu cliente em potencial pode procurar um produto, ler resenhas e até mesmo fazer uma compra. Tudo com um clique no mouse e sem sair do conforto de sua casa.

Por que o design do site é tão importante?

Com o aumento da concorrência, ter uma página de destino ou site estático não é suficiente. É igualmente importante ter estilos de sites atraentes que verifiquem todos os fatores e somem uma ótima experiência para o usuário.

Bons estilos de site mantêm a atenção do usuário, o mantém no site por mais tempo e, por fim, proporciona uma experiência tão grande que ele não apenas decide fazer uma compra, mas volta a fazer isso várias vezes.

Quais são os diferentes tipos de sites?

Sobretudo, escolher entre os diferentes estilos de sites não é uma decisão que deve ser tomada de todo jeito.

Por isso, as empresas gastam muito tempo e recursos escolhendo os tipos de sites melhores para eles. Com base em coisas como o tipo de negócio e o perfil do cliente.

No entanto, antes de escolher os estilos mais sofisticados, primeiro você deve decidir que tipo de layout funciona melhor para você e seus visitantes do site. Tenha em mente que seu layout forma a base do estilo do seu site e a experiência geral do usuário.

Vejamos as duas formas básicas de layouts quando se trata de estilos de sites.

Layout de página estática

layout

Criamos dezenas de estilos de sites estáticos para proprietários de empresas que desejam apenas um site de negócios simples. Essa forma de layout do site fornece uma largura fixa ao conteúdo do site e não pode ser alterada com base em navegadores ou dispositivos diferentes.

Isso significa que a experiência que um usuário recebe em um desktop será a mesma que ele ou ela recebe em um celular. Esta é a forma mais básica de layout do site e foi usada para criar os sites mais antigos antes que o uso móvel se tornasse popular.

Esses sites geralmente são criados para propósitos simples, como fazer um anúncio ou compartilhar informações do usuário.

Embora não recomendemos mais esse layout de design, ele tem uma vantagem adicional. Devido à natureza deste layout de site estático, é extremamente leve no código, por isso carrega mais rápido do que outras formas de tipos de sites.

Layout responsivo

Nos últimos anos, vimos a digitalização de quase todos os setores. E com a crescente adaptação das tecnologias web, as possibilidades são infinitas. Desse modo, isso expandiu exponencialmente a maneira como as marcas fazem negócios hoje.

Então, para atrair usuários e fornecer um processo de transação fácil online, as empresas começaram a adaptar estilos e layouts de website mais robustos. Um desses layouts é um layout responsivo.

Dinâmico por natureza, esse tipo de estilo de site pode se adaptar facilmente ao navegador ou ao tamanho do dispositivo do visualizador e transferir o conteúdo do site para caber.

Decerto, há aproximadamente três dispositivos em que um usuário consome conteúdo a qualquer momento: computador, celular e tablet. Cada um com suas próprias dimensões e tamanho.

Devido a isso, os criadores de sites começaram a criar layouts responsivos que podem se adaptar a diferentes dispositivos.

Estilos de site mais úteis para aumentar as visitas ao website

Então, agora que explicamos os dois layouts de fundamentos mais importantes quando pensamos em estilos de website, passemos para as edições que você pode fazer na aparência geral do estilo de seu website.

Escolhemos nossos 7 principais tipos de sites que aumentarão seu apelo comercial online.

1. Tipos de sites baseados em fonte

A expansão de estilos de sites e técnicas de design deu aos designers um espaço de sobra para serem criativos ao criar uma interface de usuário baseada na web. Assim sendo, uma dessas técnicas populares é usar uma fonte personalizada para transmitir uma mensagem.

Por ter uma fonte personalizada que é uniforme em todas as comunicações, as marcas podem obter mais atenção do usuário online. Veja a imagem abaixo, por exemplo.


Enquanto você rolava para ler este parágrafo, provavelmente se perguntou por que a Califórnia foi escrita na fonte da Coca-Cola ou por que Feliz Aniversário foi escrito na fonte da Disney.

O objetivo tentando ser alcançado aqui foi exatamente o que aconteceu.

Você reconheceu uma fonte que pertencia a uma determinada marca em uma palavra arbitrária antes mesmo de ver o nome da marca. Este é exatamente o objetivo com estilos de sites baseados em fontes.

2. Tipos de sites baseados em desenhos e ilustrações

Outra ótima maneira de chamar a atenção do usuário é usando desenhos ou ilustrações em seu site para transmitir uma mensagem. Esta é uma ótima maneira de dar vida aos seus projetos e adicionar mais personalidade à sua marca.

Mas a melhor parte deste estilo de site é que a imaginação é o seu limite. Desse modo, as empresas usam isso para se destacar com este design facilmente identificável.

Como um especialista apontou, os desenhos animados trazem muitas emoções para um usuário: memórias, simplicidade, etc. Não é surpresa que esse estilo de site se encontre entre os sete primeiros.

3. Tipos de sites baseados em cores da marca

As cores da marca sempre desempenharam um papel importante na atenção das pessoas. Mas por que as cores importam?

Geralmente, vermelho significa paixão e ênfase. É uma cor associada a emoções como amor ou raiva. Amarelo significa motivação e positividade. E da mesma forma, o azul é usado para incutir calma ou confiança.

As marcas de hoje têm usado os efeitos da cor como vantagem em suas cores de marca também. Isso foi levado adiante em suas comunicações, incluindo tipos de sites.

Assim sendo, um bom exemplo disso é o setor financeiro. Instituições financeiras como a Caixa e American Express usam a cor azul (que é a cor da confiança) para espalhar a confiança entre os clientes.

Em suma, as cores da marca e sua adaptação nas comunicações da marca desempenham um papel importante na conquista da atenção do usuário e, em alguns casos, na confiança.

4. Tipos de sites baseados em transparência

tipos de sites

A utilização de estilos de websites com transparência é uma forma eficaz de destacar o texto e torná-lo mais legível quando usado junto com outras imagens e vídeos. Os designers usam esse estilo em sites em que é igualmente importante mostrar a imagem e o texto.

Sendo assim, usando um elemento de transparência por trás do texto, os designers mantêm a visibilidade da imagem que é lançada logo atrás do texto. Esta é uma tática inteligente que também introduz uma mensagem visual.

5. Tipos de sites baseados em dados

As empresas registram cada vez mais dados sobre seus consumidores e, em seguida, usam esses dados para tomar decisões comerciais informadas.

Chamada de business intelligence, esse é um braço de negócios que ajuda a fazer movimentos de negócios calculados, incluindo, mas não se limitando a segmentação, marketing e publicidade para atrair consumidores com fatos surpreendentes.

A disponibilidade de ferramentas de business intelligence permitiu que os construtores de sites baseassem sites inteiros nesse conjunto de dados. Assim, os designers começaram a usar os destaques de dados no centro do estilo de seu site para enfatizar seus produtos.

6. Tipos de sites para lojas locais

tipos de sites

Essas empresas precisam atrair usuários para o site e manter o interesse deles. Alguns dos melhores exemplos deste tipo de negócio são lava-rápido, restaurante local, lojas de bolo, etc. Pois, com poucas páginas e não muito conteúdo exigido, esse estilo é mais adequado para esses tipos de negócios.

Nesses casos, a fotografia atraente e uma descrição exclusiva da empresa serão melhores. O objetivo aqui deve ser criar um alto impacto dentro de um pequeno período de tempo. Dar ao usuário exatamente o que eles estão procurando é a chave.

7. Tipos de sites para grandes empresas

Algumas empresas exigem um maior envolvimento do usuário e exigem um design detalhado do estilo de revista. Exemplos de tais empresas são instituições financeiras, empresas de serviços, fabricantes de automóveis etc.

Aqui, o negócio é baseado em um conceito de que o usuário pode precisar aprender mais sobre o produto ou serviço que está comprando.

É por isso que eles precisam usar vídeos, infográficos e/ou postagens em blogs em várias páginas para transmitir os benefícios de seus produtos.

É onde nossos designers criativos encontram mais espaço para expressar. Pois com o conteúdo espalhado por diferentes páginas, há algumas maneiras pelas quais os designers podem mostrar seus estilos aqui.

Assim, com espaço e páginas suficientes, podemos testar diferentes páginas e ver quais convertem melhor para sua empresa.

Tipos de sites e a experiência do usuário

A experiência do usuário é a jornada que um usuário percorre em seu site desde a página inicial até a conclusão de uma transação. No entanto, também conhecido como UX, a experiência do usuário é o que torna ou interrompe a interação de um usuário com sua marca online.

Desse modo, se o UX oferecido pelo seu site não for ideal, você pode esperar que os usuários saiam do site sem fazer uma compra. E eles provavelmente se aventurarão no site do seu concorrente se ele oferecer um UX melhor.

Mas se a experiência do usuário for tranquila e interessante, os usuários não apenas farão uma compra e informarão aos amigos sobre o assunto, mas também continuarão a fazer compras no futuro.

Gráficos, imagens, vídeos e animações podem se tornar ineficazes se a experiência do usuário final não for boa. Por isso, fazer a sua página simplesmente se destacar entre um exército de concorrentes não é suficiente.

Uma boa experiência do usuário é necessária para realmente ficar à frente da concorrência.

Qual tipo de site é ideal para meu negócio?

tipos de sites

As informações acima podem ser extremamente essenciais para fornecer a você uma compreensão dos diferentes estilos de website. Mas a próxima pergunta que provavelmente vem à mente é: qual estilo de site vai se encaixar no meu negócio?

No entanto, escolher os estilos de website certos para o seu tipo de negócio específico pode ser um desafio. E um que requer pesquisa e compreensão sobre o seu público-alvo.

Mas, nossa equipe de design pode ajudá-lo a criar um novo estilo de site desde o início ou otimizar seu site atual. É uma tarefa que requer muito pensamento e branding.

Confie nos nossos especialistas para fazer pra você um site profissional que seus clientes vão adorar.

Então, seja qual for o seu objetivo de negócio, temos a experiência de gerar um site de alta conversão para o seu negócio. Entre em contato conosco hoje para começar a criar seus diferentes tipos de site.