Como criar uma estratégia de trade marketing em 12 etapas

O trade marketing, se apresenta como a solução mais eficaz presente em um cenário mercadológico cada vez mais competitivo.

Portanto, indústrias brasileiras, cada vez mais têm investido esforços em soluções estratégicas inteligentes. Pois assim, elas se sobressaem frente aos concorrentes e posicionam sua marca frente ao público consumidor.

Assim, zelando sempre pela satisfação e fidelidade dos pontos de vendas e distribuidores de sua marca, o trade marketing se torna a melhor opção.

Logo, se por ventura você tem dúvidas de como criar estratégias eficazes de trade marketing que de fato proporcionem resultados reais para sua empresa e canais de distribuição, veja as dicas valiosas que preparamos para você neste texto.

Inicialmente, é de suma importância especificar alguns parâmetros para a realização do planejamento do trade marketing. Pois assim será possível mensurar informações estratégicas. São elas:

  • Ramo de atuação;
  • Informações da região onde se localiza o PDV;
  • Características do público alvo
  • Volume de vendas no PDV e online;

Com isso, verifica-se o resultado gerado para determinar os produtos ideais para que se atenda ás necessidades dos perfis gerados de acordo com o estudo realizado.

Investindo em estratégias de trade marketing

Para que as definições das estratégias de trade marketing para sua marca, sejam realizadas com sucesso, é preciso contar com o suporte do setor de marketing

Sendo assim, com uma área especializada no segmento, é possível analisar o cenário mercadológico com maior acurácia.

Além disso é possível definir melhores soluções para atender as necessidades do mercado em questão.

Com isso, dispondo de todas essas opções é possível definir os perfis dos clientes, proporcionando que a equipe de vendas atue com maior exatidão de acordo com as necessidades geradas.

Em suma, para se obter bons resultados e desenvolvimento da marca frente ao mercado, será primordial um profundo conhecimento do setor em que se deseja atuar.

Dessa forma é necessário ter criatividade e inovação, pensar fora da caixa, para que se sobressaia com propostas diferentes das existentes.

Com isso o Trade Marketing é a melhor solução para tal posicionamento mercadológico.

12 estratégias essenciais de trade marketing

Para quem realmente almeja resultados eficazes precisa seguir algumas práticas que são essenciais na definição das estratégias de trade marketing.

Ademais é preciso que de fato direcionem o empreendedor para seus objetivos.

Sendo assim, tais práticas são aplicadas nas ações cotidianas dos canais de distribuição e pontos de venda. Além é claro, de impactar o planejamento do produto.

Então, veja a seguir as principais práticas estratégicas que de fato irão gerar resultados para sua empresa.

Quais são as necessidades do seu distribuidor?

Primeiramente, é essencial que você saiba quais são de fato, as necessidades dos seus pontos de venda e distribuidores.

Isso porque tal fator é o ponto chave para que sua estratégia de trade marketing ocorra com sucesso.

Dessa forma uma ótima alternativa para obtenção das informações necessárias, é a realização de pesquisas simples e objetivas.

Assim elas podem ser realizadas com os distribuidores e em pontos de vendas. Para que assim se possa coletar mais informações sobre eles, o que esperam do mercado, o que pensam, o que necessitam, dentre outros dados possíveis.

Como exemplo de perguntas para coleta de informações relevantes, podemos citar:

  • Que tipo de produtos seus clientes mais procuram?
  • Qual é o perfil de seu cliente?
  • Quantos concorrentes diretos se localizam no mesmo bairro/cidade/região?

E assim, com os dados da pesquisa coletados, é possível mensurar e estruturar ações personalizadas de acordo com a necessidade particular de cada distribuidor.

Preparação da equipe de promotores

b2c

É de suma importância que sua equipe de promotores de vendas esteja treinada e engajada.

Assim poderá garantir o gerenciamento dos produtos nas gôndolas e estoque.

Portanto, é necessário a rotina contínua para reposição adequada dos produtos nas prateleiras e gôndolas, controle de validade. E para isso é interessante que o profissional siga o cronograma estabelecido por sua empresa.

Para isso a presença constante do promotor, é importante, pois há a possibilidade de negociar melhor disposição de espaços estratégicos para exposição dos produtos.

Design da embalagem

Um dos principais pilares do trade marketing sem dúvida, é o design da embalagem do produto.

Isso porque, esta irá atrair a atenção do varejista se for estrategicamente constituída por cores, textura, nome, e demais padrões essenciais para se destacar.

Com isso, através de uma boa apresentação da embalagem, é possível agregar valor ao produto e consequentemente induzir a compra.

Criatividade e ousadia com o Merchandising

Uma estratégia de merchandising pode ser a diferença entre o sucesso ou fracasso das pequenas empresas.

Com isso não basta apenas a criação de materiais que atraiam a atenção dos clientes, além disso é primordial estar informado sobre as tendências e acima de tudo ser criativo nas ações.

Então, uma ótima opção para suporte nesta criatividade são aplicativos de trade marketing que você poderá baixar em seu smartphone.

Sendo assim, tenha em mente que, estar presente nos pontos de venda é a melhor maneira de mostrar a sua marca.

Com isso, o cliente passará a comprar não só o seu produto, mas a experiência, o benefício que ele irá proporcionar, e isso você precisa atingir com um merchandising criativo.

Disposição nas gôndolas

Uma atuação essencial e que gera resultados, é a técnica do Cross merchandising. Ou seja, a disponibilização de produtos dispostos estrategicamente próximos a outros correlatos nas gôndolas.

Sendo assim, como exemplo, se você atua no setor de produtos de limpeza, outros itens como vassouras, esponjas, e rodos devem estar próximos.

Dessa forma, se tratando de alimentação, é essencial se você trabalha com massas, disponibilizar seus produtos próximos a queijos e vinhos.

Além disso, outro fator crucial, é dispor os produtos na altura dos olhos do cliente alvo, por exemplo se atua com brinquedos ou doces e chocolates.

Sendo assim, o alvo seriam as crianças, portanto uma localização mais baixa nas gôndolas, se for adultos, uma posição mais elevada, disponibilizando os principais produtos para venda.

Soluções de compra

cliente

Outra prática essencial para o trade marketing é criar situações de compra e atrair potenciais clientes.

Portanto, é muito importante que você invista em novos produtos, pensando em embalagens elaboradas e atrativas.

Alguns exemplos de soluções de compra podem ser vistos em:

  • Programas de fidelidade
  • Promoções (leve 3 pague2)
  • Sorteios que gerem volume de clientes (indique amigos e concorra)
  • Degustação de seus produtos
  • Descontos ou bônus nas compras

Sendo assim, o objetivo dessa fase é atingir potenciais consumidores que despertem interesse pela sua marca.

Porém, para que você possa mensurar todos esses resultados com mais eficácia, é importante o uso de um banco de dados, para que saiba onde deve disponibilizar maiores esforços estratégicos.

Além disso, poderá inclusive medir o desempenho dos distribuidores e pontos de venda.

Atuação em ações de sampling (amostras grátis)

Uma estratégia infalível que gera resultados, principalmente para empresas de produtos de higiene, limpeza, perfumarias, é a distribuição de amostras grátis, seja em pontos de vendas, ou feiras e eventos.

Com isso, o consumidor tem a possibilidade de experimentar antes de comprar, eliminando o receio de não gostar. No entanto, se a avaliação for positiva, a possibilidade de compra do produto aumenta.

Assim, o uso dessa estratégia, garante maior aceitação, em especial nos períodos de lançamento de novos produtos.

Estabeleça um cronograma para rotina de trade marketing

Para obter sucesso nos resultados, o trade marketing necessita da elaboração de um cronograma para guiar a rotina nas etapas estratégicas.

Então as ações devem ter uma periodicidade para serem realizadas.

Portanto, não deixe de anotar datas importantes de eventos e feiras do segmento que você atua para que você marque presença.

Além disso, é importante que você agende com prévia antecedência as visitas a seus pontos de venda e distribuidores.

Sendo assim, tais atitudes irão estreitar e fortalecer o relacionamento com a sua empresa, e demonstrar o quão você está comprometido em entender as necessidades deles.

Monitorando os resultados do trade marketing

Todo empreendedor que investe em uma ação de marketing deseja saber se de fato, ela está gerando os resultados esperados.

Portanto, toda estratégia que dependa de investimentos é possível analisar o seu ROI, retorno sobre o investimento, para analisar se de fato foi eficaz.

Então, mensurar os números alcançados é a melhor maneira de medir a eficiência da estratégia realizada.

Sendo assim, para que suas análises sejam o mais assertivas e eficazes possível, é importante que você desfrute de ferramentas digitais de mensuração de resultados.

Afinal, com a evolução e facilidade tecnológica, você pode acompanhar os resultados do seu negócio na palma da mão.

Premiações e Incentivos

agência de mkt digital

Uma ação simples, porém que gera resultados satisfatórios que deve fazer parte de seu planejamento estratégico do trade marketing.

Sendo assim é necessário oferecer incentivos ou premiações, geralmente oferecidos aos executivos, diretores e gerentes para que se estimule o aumento das vendas após o primeiro negócio fechado.

Portanto, estes benefícios podem incluir comissões, gratificações, além da promoção de competições internas para premiar resultados de vendas por exemplo.

Estreitando o Relacionamento

Desfrute de redes sociais, e-mails, para poder manter um contato mais estreito e pessoal com os outros empreendedores que distribuem e vendem o seu produto.

Portanto, crie relacionamentos mais amistosos, extrovertidos, sendo o menos comercial o quanto possível. Deixe transparecer o seu lado humano para transmitir sua credibilidade e confiança.

Colocando em prática o trade marketing

Agora que você obteve conhecimentos essenciais sobre as estratégias que envolvem o trade marketing, é hora de colocar todo o estudo em prática.

Então, sabendo que o ciclo nunca termina, ou seja, para mensurar, é preciso medir, e com as exigências que o concorrido mercado apresenta, não se pode parar no ponto.

Sendo assim, como resultado gratificante, você irá presenciar o aumento nas vendas dos seus produtos.

Assim, além de melhorar a relação com seus distribuidores e pontos de venda e, com certeza, irá fidelizar sua rede de clientes e atrair novos.

Trade Marketing no E-commerce

Presenciamos grande quantidade de comércios eletrônicos, ou e-commerce, que surgem diariamente no mundo digital.

Sendo assim, saiba que é também possível e essencial o uso do trade marketing nesses negócios, tendo como ponto principal a preocupação de como o produto será exposto na web.

público-alvo

Então, para garantir a melhor apresentação dos produtos nas plataformas digitais, devem ser seguidos algumas normas importantes:

  • As fotos dos produtos devem apresentar alta resolução;
  • Devem conter fotos de todos os ângulos dos produtos, lembre-se que a pessoa não estará com o produto fisicamente para visualizar todos os detalhes;
  • A descrição dos produtos deve ser completa e transparente para todos os públicos desde leigos a especialistas;
  • As informações técnicas e nutritivas devem estar descritas em uma linguagem acessível e tamanho visível;
  • As avaliações e feedback de quem adquiriu o produto devem estar disponíveis publicamente.

Por fim, você pode constatar que até mesmo negócios online podem usufruir das estratégias do Trade Marketing para se fortalecerem quanto a exposição dos produtos em suas plataformas.

Portanto, as estratégias de Trade Marketing não devem se limitar ao ponto de venda físico.

Isso devido à rápida evolução tecnológica e facilidade de acesso que proporciona ao cliente obter uma loja virtual na palma da mão e realizar a compra com poucos cliques.

Então, torna-se ideal desenvolver uma abordagem multimídia que considerem as plataformas digitais como uma extensão do ponto de venda.

Dessa forma ocorre o estreitamento do relacionamento entre a marca e o consumidor, lhe proporcionando ambas as opções de acesso a compra do produto.

Conclusão

Dessa forma podemos concluir que quanto maior for a empresa e o volume de produtos comercializados, maior costuma ser a importância e interesse no trade marketing.

Além disso, quem vende para o varejo se depara com uma grande concorrência.

Sendo assim, é preciso focar em ações que proporcionem melhor disponibilidade visual dos produtos nas gôndolas para melhorar a experiência dos consumidores.

Contudo, seria perfeitamente possível e muitas vezes necessário, uma empresa de pequeno porte desfrutar do trade marketing.

Isso ocorre através do aumento da visibilidade de sua marca frente ao mercado varejista e distribuidores para que o conheçam melhor.

Possivelmente, possa ser a opção para o crescimento dessa empresa.

Por fim, é importante ressaltar que a execução dessas estratégias de Trade Marketing apresentadas neste texto, podem gerar melhores resultados quando mensuradas.

Sendo assim, necessita de uma plataforma tecnológica que registra os dados, e os feedbacks gerados.

Mas somente dispondo de tal ferramenta, será possível acompanhar e avaliar os resultados esperados.

Pronto! Agora está preparado para elaborar as estratégias de Trade Marketing para o seu negócio digital?